Resolução 002 2022 Carga horária mínima exigida pelo MEC nos cursos de Especialização Técnica

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 14/04/2022 - 14:26

Resolução 002/2022 – Aprova NOTA TÉCNICA sobre Carga horária mínima exigida pelo MEC nos cursos de Especialização Técnica

A Diretoria da Escola Técnica Unieducar, no uso de suas atribuições, aprova a presente NOTA TÉCNICA sobre Carga horária mínima exigida pelo MEC nos cursos de Especialização Técnica.

Diretoria Geral Unieducar

O MEC aponta que os cursos de Especialização Técnica de Nível Médio devem certificar numa carga horária mínima. Eis o teor do que dispõe o Ministério da Educação sobre o tema:

Especialização Técnica de Nível Médio: São cursos voltados aos concluintes dos cursos técnicos, com carga horaria mínima de 25% da respectiva habilitação profissional que compõe o correspondente itinerário formativo da Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio.

Vamos dar como exemplo o seguinte pedido de orientação que recebemos em nosso canal de atendimento:

O site do MEC aponta que a carga horaria mínima para os cursos de Especialização Técnica é 25% da carga horaria do curso Técnico. Minha dúvida: o meu curso técnico é de 1500 horas e o Pós Técnico que desejo me inscrever é de 360 horas, o que não equivale a 25% da carga horária do meu curso Técnico original. Será que essa Especialização Técnica que estou realizando terá validade?

O que se deve observar, contudo, é o Curso Técnico que dá origem ao referido curso de Especialização Técnica, a fim de verificar – no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (CNCT) –a carga horária mínima exigida para o correspondente Curso Técnico.

Isso porque para cada curso Técnico o MEC aponta uma carga horária mínima exigida. E para os correspondentes cursos Técnicos o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, abre possibilidades de Especialização Técnica, que – nesse caso – devem agregar o mínimo de 25% da carga horária do curso que lhe deu origem.

Isso não significa, contudo, que um Diplomado em um determinado Curso Técnico só possa cursar uma Especialização Técnica que tenha se originado do mesmo curso Técnico. Para saber mais sobre esse tema, leia o artigo Especialização Técnica cursada por diplomados em cursos Técnicos de outras áreas disponível no Blog Unieducar.

Então, se quiser saber mais sobre o tema, sugerimos a leitura do nosso Perguntas e Respostas Frequentes sobre cursos Técnicos e Especializações Técnicas ou entre em contato com o nosso Time de Suporte por qualquer um de nossos Canais de Atendimento.
 

Time de Tutoria Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.