RESOLUÇÃO Nº 005/2023 Pós-Graduação em Gestão de Condomínios Residenciais e Corporativos - Faculdade Unieducar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 02/01/2023 - 00:00

RESOLUÇÃO Nº 005/2023

Cria o curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu - Pós-Graduação em Gestão de Condomínios Residenciais e Corporativos, a ser oferecido pela Faculdade Unieducar.

A Direção da Faculdade Unieducar, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, resolve aprovar a criação do curso de Pós-graduação Lato Sensu, segundo as especificações a seguir indicadas: 
NOME DO CURSO: Pós-Graduação em Gestão de Condomínios Residenciais e Corporativos
ÁREA DO CONHECIMENTO: Gestão
IES CERTIFICADORA: Faculdade Unieducar, que tem como mantenedora a Unieducar Inteligência Educacional Ltda, CNPJ 05.569.970/0001-26, credenciada pela Portaria MEC N° 958, publicada no D.O.U. de 08/12/2022 – Edição No.: 230 - Seção: 1 – Pág.: 224.

Programa de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu
COORDENADOR DO CURSO: Prof. Dr. Juracy Braga Soares Júnior
CARGA HORÁRIA: 420ha - PERÍODO DE DURAÇÃO: 3 meses
MODALIDADE: A Distância - CURSO DE GRADUAÇÃO VINCULADO: Gestão Pública

OBJETIVOS:
OBJETIVO GERAL:
O programa de pós-graduação tem como objetivo qualificar profissionais que necessitam aprofundar conhecimentos relacionados à Gestão de Condomínios Residenciais e Corporativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar elementos para Formação de Síndico Profissional e Gestão de Condomínios;
Conhecer o regramento aplicável aos Condomínios e à Gestão Imobiliária;
Avaliar estratégias de Planejamento Estratégico Aplicado ao Mercado Imobiliário;
Desenvolver projetos de Gestão no Setor Imobiliário;
Estudar Contratos e sua Aplicação ao Direito Imobiliário;
Analisar as atividades vinculadas ao setor imobiliário e ao Sistema Registral Notarial; e
Conhecer e estudos os Impactos de Vizinhança.

PÚBLICO-ALVO: Advogados; Auditores; Consultores; Administradores; Economistas; Contadores; Gestores em Geral; Servidores Públicos; Tomadores de Decisão, Técnicos e Analistas, Profissionais de T.I.C; Gestores de Pessoas; Supervisores e demais responsáveis por projetos de implantação e execução de Sistemas em Segurança Pública e Privada. Servidores e Colaboradores de Organizações Públicas e Privadas; Professores e Gestores de Instituições de Ensino, dentre outros profissionais, estudantes e pesquisadores.

MATRIZ CURRICULAR:
Formação de Síndico Profissional e Gestão de Condomínios – 60ha
Condomínios e Gestão Imobiliária – 60ha
Planejamento Estratégico Aplicado ao Mercado Imobiliário – 60ha
Gestão de Projetos no Setor Imobiliário – 60ha
Contratos e sua Aplicação ao Direito Imobiliário - 60ha
Atividade Imobiliária e o Sistema Registral e Notarial - 60ha
Estudos de Impactos de Vizinhança – EIV - 60ha
CARGA HORÁRIA TOTAL: 420h

CORPO DOCENTE: O corpo docente é formado por professores devidamente diplomados (especialização, mestrado ou doutorado) para a docência na Pós-Graduação. A Faculdade Unieducar segue rigorosamente o disposto no Art. 9º da Resolução MEC/CNE Nº 1, de 6 de abril de 2018:

“O corpo docente do curso de especialização será constituído por, no mínimo, 30% (trinta por cento) de portadores de título de pós-graduação stricto sensu, cujos títulos tenham sido obtidos em programas de pós-graduação stricto sensu devidamente reconhecidos pelo poder público, ou revalidados, nos termos da legislação pertinente”.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Juracy Braga Soares Júnior. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria; Certificado em Docência do Ensino Superior. Link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1240613692934169

METODOLOGIA: A metodologia poderá ser expositiva, dialogada, com técnicas de dinâmicas de grupo, estudo dirigido, análise crítico reflexiva das realidades, apresentação fundamentada de estudos de caso, relatórios de visitas, apresentação de seminários, entre outros, sempre articulando os saberes teóricos aos saberes práticos dos acadêmicos da Pós-Graduação. O conteúdo do curso (bibliografias básicas, complementares e outros) será socializado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, de pleno acesso a todos os alunos devidamente matriculados na instituição. Os recursos pedagógicos poderão ser coletâneas e/ou apostilas, ferramentas online e espaços educativos do Portal Eletrônico da Faculdade Unieducar.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO / INSCRIÇÕES / DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA: Para efetivar a inscrição no curso, o candidato deverá ter concluído o nível superior. O processo seletivo para composição da turma é composto pela análise do currículo e do histórico escolar.
A Pré-inscrição acontece em fluxo contínuo na Secretaria do Núcleo de Apoio Administrativo (NAA) da Unieducar, no endereço eletrônico da Faculdade Unieducar.
Formulário de inscrição; Duas fotos 3x4; Cópia do diploma de graduação autenticado; Cópia do histórico escolar da graduação; Cópia do RG e CPF; Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; Curriculum Lattes atualizado.

INÍCIO DAS AULAS / DURAÇÃO DO CURSO: As aulas ocorrem em formato assíncrono. O curso será realizado em um período de 03 (três) meses contados a partir do início da primeira disciplina, com 420 (quatrocentas e vinte) horas.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: De acordo com a Resolução MEC/CNE Nº 1, de 6 de abril de 2018, o trabalho de conclusão de curso para os cursos de pós-graduações, é opcional. Não será, portanto, exigido Trabalho de Conclusão de Curso para esse programa.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: A escolha dos instrumentos de avaliação ficará sobre a responsabilidade do professor de cada disciplina. Destaca-se a necessidade de realização de uma atividade avaliativa para cada componente curricular. Os estudantes poderão ser reprovados por motivo de falta, caso deixem de frequentar mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso; bem como, por motivo de nota, caso apresente o desempenho de avaliação abaixo da média institucional que compreende 7 (sete) pontos. O processo de verificação da frequência e de notas dos estudantes será realizado pela Secretaria da Pós-Graduação e disponibilizado no Portal da instituição.

CERTIFICAÇÃO: A certificação expedida pela Faculdade Unieducar ocorrerá após a conclusão do ciclo formativo com êxito. O certificado de conclusão do curso será registrado no Sistema Acadêmico da Faculdade Unieducar, conforme prevê a legislação vigente. O concluinte obterá o título de Especialista em Gestão de Condomínios Residenciais e Corporativos.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.