Revista Semana Acadêmica publica a 1° edição da Coletânea de Trabalhos Científicos

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 31/10/2022 - 15:23

Revista Científica Semana Acadêmica é um veículo eletrônico concebido e desenvolvido pela Unieducar, mantenedora do site de Educação a distância.

Um periódico de acesso livre e gratuito, a Revista Científica Semana Acadêmica tem como missão disseminar o conhecimento científico, revisto por pares, desenvolvido por pesquisadores em diversas áreas do conhecimento.

O objetivo da Revista Científica Semana Acadêmica é disponibilizar aos professores, estudantes e pesquisadores, um canal para publicação de seus trabalhos acadêmicos e artigos científicos. E é com grande satisfação que disponibilizamos à comunidade científica e à sociedade de forma geral, a Coletânea de Produções Científicas: Volume I da Revista Científica Semana Acadêmica. Na atual edição são publicados oito trabalhos científicos, que configuram e traduzem a produção nas diversas áreas do conhecimento, caracterizando a natureza interdisciplinar do periódico. Confira:

DESEMPENHO E O FEEDBACK ENTRE OS ÓRGÃOS INTERNOS E A CONTROLADORIA DA PREFEITURA DE PARNAÍBA-PI NA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS DE TERCEIRO
AUTORIA
: Francinildo Carneiro Benício
RESUMO: Esse estudo tem como objetivo compreender como a Controladoria da Prefeitura da cidade de Parnaíba – PI desenvolve suas atividades no âmbito administrativo sob o enfoque da aquisição de bens e serviços de terceiros, depois de contextualizá-la com a aplicação dos princípios da administração pública às modalidades de licitação passando pela importância da controladoria na gestão pública. A pesquisa é de natureza bibliográfica, exploratória e também um estudo de caso, com realização de observações não participante e questionários aplicados ao controlador, funcionários do setor de licitações e secretarias municipais. Agora pleiteando uma abordagem orientada para resultados, a gestão pública atual vem se remodelando exigindo profissionais flexíveis e adaptados à realidade atual, primando pela legalidade e principalmente buscando implantar na essência de suas ações os conceitos de eficiência e eficácia para que se possa retirar o máximo de melhorias com um menor dispêndio de recursos públicos, ou seja, trazer a otimização dos resultados.

COMPATIBILIDADE DA DÍVIDA CONSOLIDADA DO ESTADO DO PIAUÍ COM OS LIMITES IMPOSTOS PELA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
AUTORIA: Francinildo Carneiro Benício
RESUMO: O presente trabalho apresenta informações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi estabelecida com a intenção de estipular normas gerais dirigidas para a responsabilização dos gestores com relação as finanças públicas, impondo, assim, que a legislação correlata estabelecesse limites com os gastos públicos na União, no Distrito Federal, nos Estados e Municípios, criando, então, um equilíbrio orçamentário e financeiro. Além de expor sobre a resolução do Senado N° 40 de 2001, que estabeleceu um limite que os Estados podem contrair da Dívida Pública Consolidada. Tal resolução teve seu primeiro ano de vigência em 2018, com o objetivo de adequar as dívidas consolidadas dos entes públicos, mostrando, assim, sua extrema relevância para que os órgãos públicos exerçam o devido controle em conformidade com os limites impostos pela legislação. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso vem trazer uma análise documental e bibliográfica sobre a Dívida Consolidada do Estado do Piauí no ano de 2018, a fim de demonstrar a sua conformidade com o limite estabelecido pela resolução de número 40 do Senado Federal. Busca, ainda, apresentar como a transparência permitiu uma maior divulgação dos gastos do Estado do Piauí, contribuindo, então, para um controle mais acirrado dos gestores para com os Gastos Públicos.

A PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA OBJETIVANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM
AUTORIA
: Roliane dos Santos Arcanjo; Silene Francisca dos Santos Brizola; Tânia Fernandes; Sueli Silva da Mota Gonçalves; Valdirene Polassi Gonçalves; Lúcia Correia Ramos; Zenilde Vieira dos Santos; Elias do Nascimento; Rozimeire Fagundes da Silva; Vanilda Aparecida da Silva.
RESUMO: Este artigo de pesquisa bibliográfica sob cunho qualitativo, objetiva uma reflexão sobre algumas pesquisas que comprovam a existência de que uma boa relação de reciprocidade e parceria da escola, com família, e comunidade resulta em possibilidades para a qualidade do atendimento educacional. A pesquisa e estudo envolveram um ambiente de trabalho em uma instituição privada onde a educação é a perspectiva de um futuro promissor e de responsabilidade onde a participação da comunidade escolar e família faz a diferença para formar bons cristãos e honestos cidadãos. Gestor e equipe de profissionais com os mesmos objetivos fazem com que a escola se torne uma só família que luta em prol dos mesmos ideais, a união e o compromisso nos levam a uma educação de qualidade. Neste sentido, se percebe que o ponto de partida para a promoção do sucesso escolar é promover a integração entre família e escola, partilhando direitos e deveres, de forma coletiva, dinâmica e inovadora.

A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA (CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
AUTORIA:
Roliane dos Santos Arcanjo; Silene Francisca dos Santos Brizola; Tânia Fernandes; Sueli Silva da Mota Gonçalves; Valdirene Polassi Gonçalves; Lúcia Correia Ramos; Zenilde Vieira dos Santos; Elias do Nascimento; Rozimeire Fagundes da Silva; Vanilda Aparecida da Silva.
RESUMO: Este estudo bibliográfico tendo como finalidade principal a averiguação de algumas concepções teóricas educacionais em torno da importância da contação de histórias e da literatura no âmbito da educação infantil na formação de leitores e, ressalvando o incentivo a imaginação aliada ao desenvolvimento ainda da escrita e da oralidade. Tem-se com uma questão norteadora a influência da leitura no incentivo de futuros e hábeis leitores, ampliando a capacidade cognitiva por meio da interpretação e da ludicidade presente na literatura infantil. Percebe- se que a didática com a literatura infantil possibilita a formação de leitores e escritores competente e ainda forma cidadãos que compreendam o que leem que possam transmitir a outros atores sociais informações adquiridas através da leitura, momentos esses que transformam um texto em narrativas prazerosas aos interlocutores; que possam imaginar e criar. A contação de histórias na educação infantil proporciona histórias aonde às crianças venham a aprender nomes, músicas, sons e são inseridos culturalmente.

MELANOCITOSE ÓCULO-DERMAL: RISCO INERENTE OU EVITÁVEL?
AUTORIA: Tiago Rezende Savian; Carolina Cândida de Resende Fraga; Ana Luíza Cândida de Resende Fraga.
RESUMO: A melanocitose ocular é uma lesão pigmentar congênita, unilateral, consistindo em uma forma de nevo ou nevus. O nevus localiza-se na episclera profunda, esclera e trato uveal e pode manifestar- se clinicamente como heterocromia da íris, como uma descoloração irregular acinzentada ou azulada da esclerótica, e aumento da pigmentação do fundo ipsilateral. O problema levantado foi que os pacientes acometidos estão em maior risco de desenvolver doenças metastáticas no olho afetado. Se o nevo envolver a pele periocular e o olho, a condição é conhecida como melanocitose óculo-dermal (MOD) ou nevo de Ota. Essa pesquisa buscou analisar a relação entre MOD e doenças metastáticas e averiguar se é um risco inerente ou evitável. Para explicitar o tema e demais descrições e postulações, foi efetuada uma revisão de literatura de informações e definições relevantes. Concluiu-se que a relação entre MOD e o desenvolvimento de doenças metastáticas é uma informação importante e deve ser reconhecida. Dada a correlação entre MOD e o melanoma uveal de alto risco (por exemplo), os pacientes que manifestam MOD difusa ou setorial devem ser examinados minuciosamente duas vezes por ano.

CERATITE EPITELIAL PONTILHADA
AUTORIA:
Tiago Rezende Savian; Carolina Cândida de Resende Fraga; Ana Luíza Cândida de Resende Fraga.
RESUMO: A ceratite pontilhada é uma inflamação da córnea que pode ter diversas causas. As alterações epiteliais - como se observam com a lâmpada de fenda ou a microscopia especular da córnea – são as várias formas de ceratite epitelial, além da ceratite pontual superficial, que parecem à primeira vista como sendo completamente inespecíficas. No entanto, em observação mais próxima, as diferenças morfológicas e as diferenças de distribuição podem ser discernidas. Através dessa pesquisa buscou-se entender melhor a morfologia de córnea, entender os tipos de ceratites, tratamentos, bem como a identificação das causas. Para explicitar o tema e demais descrições e postulações, foi efetuada uma revisão de literatura na base de dados PUBMED. A ceratite pontuada superficial, ou ceratite pontilhada tem sido um termo confuso aplicado a numerosas alterações superficiais da córnea, desde então, quase qualquer tipo de alteração no epitélio da córnea e camadas superficiais da córnea foi classificada por esta descrição: ceratite pontuada/pontilhada superficial.

PSEUDO-OBSTRUÇÃO COLÔNICA AGUDA (SÍNDROME DE OGILVIE) PÓS- GASTRECTOMIA SUBTOTAL NO ADENOCARCINOMA GÁSTRICO
AUTORIA:
Airton Zogaib Rodrigues; Paulo Cezar de Godoy Junior; Lucas Traldi Jubran; Tiago Rezende Savian; Viviane Suzuki; Carlos Eduardo de Albuquerque Baía; Carolina Cândida de Resende Fraga; Luiza Zeraik Lima Del Debbio Zaroni.
RESUMO: A pseudo-obstrução colônica aguda, também conhecida como síndrome de Ogilvie, é caracterizada por uma dilatação progressiva do cólon na ausência de obstrução distal do intestino. É uma doença esporádica e muitas vezes sub-relatada com compreensão incompleta sobre sua incidência. Tem prevalência em pacientes idosos e do sexo masculino sendo uma complicação infrequente no pós-operatório de gastrectomia subtotal para o tratamento de adenocarcinoma gástrico, localmente avançado. O presente estudo relata caso de paciente, sexo masculino, 88 anos, classificado como ASA III, submetido a gastrectomia subtotal com linfadenectomia D1 e reconstrução em “Y de Roux”, transmesocólica e drenagem à Penrose do corpo e cauda do pâncreas, por adenocarcinoma tubular moderadamente diferenciado de corpo gástrico, intimamente aderido ao corpo pancreático e TNM: T3N3aM0. A intervenção obteve sucesso na terapêutica empregada para o tratamento de uma complicação pós- operatória infrequente e, apesar da gravidade dessa complicação, o paciente atualmente encontra-se assintomático e em seguimento ambulatorial.

RADIOTERAPIA CONFORMADA TRIDIMENSIONAL EM CÂNCER DE MAMA BILATERAL
AUTORIA: Paulo Eduardo Ribeiro dos Santos; Paulo Cezar de Godoy Junior; Lucas Traldi Jubran; Tiago Rezende Savian; Viviane Suzuki; Carlos Eduardo de Albuquerque Baía; Carolina Cândida de Resende Fraga; Luiza Zeraik Lima Del Debbio Zaroni.
RESUMO: A radioterapia conformada tridimensional é um dos métodos mais eficazes no tratamento adjuvante do câncer de mama bilateral sincrônico, com poucas alterações entre o planejamento e a execução. O estudo caracteriza-se como qualitativo, do tipo estudo de caso, de paciente internada no Hospital Vitória, onde foram extraídos os dados de história clínica, exames subsidiários solicitados e terapêutica empregada. A paciente, do sexo feminino, 57 anos, foi diagnosticada com neoplasia de mama bilateral em novembro de 2015 com associado ao esvaziamento axilar linfático e histerectomia, e foi acompanhada entre junho de 2016 até dezembro de 2016. O objetivo inicial era obter a menor quantidade de radiação ionizante nos órgãos adjacentes, sendo que essa porcentagem deve estar abaixo da indicada. Foi concluído que a radioterapia conformada tridimensional é um dos métodos mais eficazes no tratamento adjuvante do câncer de mama bilateral sincrônico, com poucas alterações entre o planejamento e a execução.

Para visualizar a revista completa, acesse o arquivo disponível como anexo.

Time editorial Semana Academica

AnexoTamanho
Coletânea do Produções Científicas - Volume I1.09 MB

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.