Uso de máscara aumenta imunidade contra Covid-19

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: sex, 18/09/2020 - 09:54

O estudo publicado no último dia 8 de setembro no The New England Journal of Medicine, intitulado “Facial Masking for Covid-19 — Potential for 'Variolation' as We Await a Vaccine1”, que em tradução livre seria algo como “Máscara facial para Covid-19 - Potencial de “variolação” como se espera de uma vacina” aponta que o uso de máscara facial tem o poder de gerar uma resposta imunológica no corpo humano contra a infecção pelo novo coronavírus.

Os pesquisadores concluíram que o mascaramento facial universal – que é um dos pilares do controle contra a pandemia – deverá gerar efeitos dos efeitos mais graves da doença. A hipótese ainda nao foi confirmada, mas a pesquisa intui que o uso massivo da máscara acarreta uma espécie de “variolação” que tem efeitos similares à imunização. Seria algo como alcançarmos a tal da “imunização de rebanho” como se estivesse a população sendo imunizada por meio de uma campanha de vacinação.

A explicação que o artigo introduz é de que os estudos anteriores realizados com outros vírus respiratórios concluíram que, ao usarmos a máscara, a barreira física impede uma exposição a uma carga viral maior. Além disso, os resultados de pesquisas anteriores sugerem que mudanças de infecções sintomáticas passaram para infecões assintómáticas. As investigações científicas parecem apontar para o fato de que, expondo o corpo a uma carga viral “leve”, a resposta imunológica seria capaz de impedir a manifestação dos sintomas mais severos da doença.

Para reduzir as chances de contágio faz-se necessário um trabalho permanente de prevenção e controle de infecções na área da saúde. Se você tem interesse em saber mais sobre o tema e se capacitar realizando cursos na área de prevenção de infecção, recomendamos os seguintes cursos online: 

Curso Infecção Hospitalar – Fundamentos do Controle.

Curso Infecção Hospitalar – Ameaça Invisível.

Curso Infecção Hospitalar – Fundamentos do Controle.

Esperamos que esta postagem seja útil. É nosso dever disseminar informações relevantes e que sejam capazes de nos manter em segurança. Compartilhe esta notícia com sua rede de contatos. E fique seguro, fique segura. Use máscara. Proteja-se!

Tutoria Unieducar

REFERÊNCIAS:
1.: Monica Gandhi, M.D., M.P.H.; George W. Rutherford, M.D. Facial Masking for Covid-19 — Potential for “Variolation. The New England Journal of Medicine. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp2026913

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.