A Unieducar desenvolveu e publicou um novo curso com o título Gestão de Biossegurança em Laboratórios Hospitalares, com o objetivo principal de capacitar profissionais da área de Saúde, que atuam ou desejam atuar em Laboratórios Hospitalares, com ênfase na gestão de práticas de prevenção e controle da Infecção Hospitalar.
A Farmácia Hospitalar é uma área interna nos hospitais que tem como objetivo principal fornecer os medicamentos para serem usados de forma segura no tratamento dos pacientes do local. É uma célula muito importante, pois interfere diretamente na promoção de saúde aos pacientes, por isso precisa ter uma ótima gestão para ser eficiente.
A Unieducar desenvolveu e publicou o curso online certificado sobre “Farmácia Hospitalar – Gestão, Logística e Certificação” que tem como objetivo principal capacitar e qualificar profissionais da área da saúde, especificamente sobre assuntos relacionados a medicamentos e farmácia hospitalar.
Recebi em uma ‘corrente de WhatsApp’ uma nota de autoria de um ‘jornalista’ com supostas acusações de que os governos estaduais estariam a desviar ou ‘represar’ doses de vacinas. A ‘matéria’ apontava que – das doses enviadas pelo ministério da Saúde – apenas cerca de 50% a 60% estariam sendo aplicadas. Esse ‘jornalista’ estaria alimentando uma teoria da conspiração com a narrativa de que os governadores estariam interessados na potencialização da pandemia, para receber mais recursos etc.
O direito à saúde foi inserido na nossa Constituição Federal no rol dos direitos sociais fundamentais ao bem-estar e à qualidade de vida do cidadão, juntamente com o direito à educação, trabalho, lazer, segurança, previdência social e a proteção à maternidade e à infância. O direito à saúde é tão importante que é tratado em uma seção específica no capítulo da Seguridade Social da nossa Constituição, que vai dos arts. 196 a 200. Sobre esse direito social fundamental, o art. 196 traz:
Um amigo me enviou o link de um vídeo gravado e postado em redes sociais, no qual o dono da Havan afirma: “Eu sou a favor do Lockdown, desde que o setor público fique sem receber salário” (1). Percebo alguns problemas na fala do famoso “véio da Havan”. Vamos lá:
O estudo publicado no último dia 8 de setembro no The New England Journal of Medicine, intitulado “Facial Masking for Covid-19 — Potential for 'Variolation' as We Await a Vaccine1”, que em tradução livre seria algo como “Máscara facial para Covid-19 - Potencial de “variolação” como se espera de uma vacina” aponta que o uso de máscara facial tem o poder de gerar uma resposta imunológica no corpo humano contra a infecção pelo novo coronavírus.