Vantagens de ensinar online

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qua, 09/09/2020 - 09:33

Uma constatação que temos, sobre o mundo da Educação de adultos, notadamente aquela voltada à capacitação profissional continuada, é de que a pandemia acabou acelerando exponencialmente algumas mudanças que vinham ocorrendo lentamente. O ensino remoto ou a distância passou de exceção à regra, desde que o MEC expediu portarias autorizando expressamente a adoção do ensino nessa modalidade, para as IES – Instituições de Ensino Superior.

Agora vamos direto ao ponto, sem rodeios.

Quais são as vantagens de se ensinar online? Poderíamos listar inúmeras, mas vamos nos ater às cinco principais, que elencamos a seguir:

a.: Projeção: O professor que ministra aulas, palestras e seminários, seja presencialmente ou online, passa para um outro nível profissional. Sim, a partir do momento em que “ensina” o que sabe, passa a ser visto por seus pares e até mesmo pelo mercado no qual atua, como uma referência sobre o que leciona. Trata-se de um gancho para a diferenciação, que eventualmente se converte em monetização, não só pelas matrículas que recebe em seus programas pagos, mas principalmente nos clientes que o contratarão para a solução de problemas vinculados à sua expertise acadêmica e profissional;

b.: Evolução: Se quem assiste a uma aula aprende, quem a elabora aprende muito mais. Essa é uma constatação básica que quem já ensina entende de cara. Sim. Para que você seja capaz de ministrar uma aula, um curso, palestra ou seminário, você tem que aplicar um tempo se preparando, pesquisando, estudando visões distintas sobre o que vai apresentar. E nesse processo, é impossível que o professor não evolua muito em termos de conhecimento sobre o que se dispôs a ensinar; e

c.: Transformação: Se alguém alguma vez lhe perguntou se você é um vendedor e você respondeu: não, repense sua resposta. Qualquer profissional para ter êxito no que se propõe a fazer tem que se transformar em um apresentador vendedor eficiente. Desde uma proposta de serviços até uma entrevista de emprego, tudo passa pela capacidade de se apresentar bem. Ou seja, não se trata de ter um bom produto, serviço ou ser realmente bom naquilo que faz. Tudo isso depende também de como você vende (apresenta) suas ideias, projetos, argumentos e até você mesmo!

d.: Diferenciação: Uma consequência natural do processo evolutivo acima indicado é que o profissional que se dedica à atuação docente, acaba se reposicionando em um nível acima daquele que se encontrava quando decidiu abraçar essa nova atividade. Ser chamado ou se apresentar como “professor” passa aos seus interlocutores a imagem daquele que é especializado no que ensina. E isso certamente é um diferencial que pode e deve ser explorado.

e.: Novo canal de renda: Fechando esse conjunto de vantagens, não poderíamos deixar de citar a financeira. A partir do momento em que você começa a construir uma nova atuação na docência, especialmente se for online, você pavimentará um novo caminho de geração de renda. E, especificamente na modalidade digital, essa será uma renda passiva e escalável. A renda passiva e escalável se constitui em um conjunto de iniciativas que permitem gerar receita sem que o esforço adicional para produzir mais resultado seja equivalente ao ganho obtido.

Precisa abandonar o que já faz?
Não. A principal dica aqui é exatamente essa: Você não precisa (não deve) deixar o que já faz de lado para iniciar essa nova jornada profissional. A não ser que você esteja 100% sem colocação, o ideal é que você comece a construir uma nova carreira como professor de cursos a distância, sem abandonar sua atual ocupação, que é aquilo que já paga suas contas.

E como começar estando empregado?
Use suas horas livres diárias. Todos nós temos algumas horas livres diariamente. A principal dica é: use essas horas livres para se organizar e começar a produzir conteúdo. A produção de conteúdo envolve a definição de temas para os cursos; a roteirização das aulas; a preparação de e-books; a gravação das videoaulas ou audioaulas em estúdio e o lançamento do curso, palestra ou seminário na plataforma de e-learning.

Quem pode lhe ajudar?
A Unieducar tem times completos que podem lhe ajudar a materializar esse seu novo projeto. Desde orientações básicas sobre como se portar frente à câmera; como roteirizar as aulas para o teleprompter (TP); edição de aulas e e-books e até mesmo a roupa a usar quando a gravação fizer uso de fundo em chroma-key.

Quais são os cursos que podem ensinar?
Pela plataforma de e-learning da Unieducar você pode desenvolver alguns cursos online que certamente lhe entregarão a base para iniciar esse novo caminho de descoberta profissional. Os cursos são os seguintes: EaD Educacao a Distância - Novas Tendências EaD E-Learning e Tecnologias Educacionais.

Como realizar o cadastro para atuar como professor na plataforma de e-learning da Unieducar? Uma página que está à disposição para que você dê os primeiros passos rumo à nova atividade. Acesse a página quero publicar meus cursos. Nessa página você já conta com instruções básicas, pode baixar alguns PDFs com mais orientações e clicar no botão de cadastro de professor.

Ficou interessado? Quer tirar mais dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo e-mail sac@unieducar.org.br e nos pergunte sobre qualquer coisa relacionada ao assunto. Nosso time de especialistas vai lhe ajudar com o maior prazer.

O que você achou desse artigo? Ficou alguma dúvida? Quero ouvir sua opinião. Basta enviar seus questionamentos para o meu e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br .

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.