52.540 mulheres foram vítimas de estupro em 2020

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: ter, 08/03/2022 - 16:36

Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Esta data simboliza a árdua e histórica luta das mulheres em busca da igualdade de gênero e o respeito à sua dignidade. Porém, na prática, vemos que esse feito ainda está longe de ser alcançado. A realidade atual continua marcada fortemente pelo machismo, que oprime e violenta mulheres diariamente.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública - edição 2021 trouxe números alarmantes sobre a violência sofrida por mulheres durante o ano de 2020. Dentre os principais crimes cometidos contra o sexo feminino, destacam-se o estupro, o feminicídio e a violência doméstica. Veja alguns dados infelizes sobre esses delitos referentes ao ano de 2020:

ESTUPRO

  • Dos 60.460 casos de estupros notificados, 86,9% foram do sexo feminino, o que dá aproximadamente 52.540 mulheres que sofreram essa violação sexual;
  • Ainda desses 60.460 casos de estupros, 60,6% das vítimas tinham até 13 anos e em 85,2% desses casos a vítima conhecia o autor do crime.

Curso online Atualização Jurídica - Direito Penal – Lei Maria da Penha - Lei 11.340/06 e Jurisprudência

FEMINICÍDIO

  • 1.350 casos de feminicídios foram registrados em 2020; isso quer dizer que 1.350 adolescentes e mulheres foram assassinadas simplesmente por razões da sua condição de mulher;
  • Dessas 1.350 mulheres, 81,5% foram mortas pelos seus próprios companheiros ou ex-companheiros e 61,8% das vítimas eram negras.

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

  • Dados mostram que houve uma média de um chamado de violência doméstica POR MINUTO em 2020;
  • 694.131 ligações foram feitas para denunciar a violência doméstica no 190;
  • 294.440 Medidas Protetivas de Urgência foram concedidas pelos Tribunais de Justiça;
  • 230.160 casos de lesão corporal dolosa por violência doméstica foram registrados na Polícia Civil.

Workshop A invisibilidade da violência psicológica: Como proteger as mulheres?

Isso mostra que, apesar das leis que visam proteger as mulheres e coibir a ação dos agressores, tais como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio, os casos de desrespeito e violência contra o sexo feminino ainda são frequentes na nossa sociedade.

Então quer dizer que toda a luta das mulheres foi em vão?!
De forma alguma! De lá pra cá, vários direitos já foram conquistados e a cada dia a mulher vem ganhando seu espaço e mostrando seu potencial para a sociedade. Porém, a luta não pode parar e medidas precisam ser tomadas para que a violência sofrida pelas mulheres deixe de ser tão evidente e que as mulheres possam viver livremente e de forma segura na sociedade.

Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.