8 dicas para Migrar de carreira

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: ter, 05/01/2021 - 11:35

Frequentemente recebo pelo LinkedIn pedidos de profissionais interessados em aconselhamento sobre o que fazer para migrar de uma carreira para outra. Essa rede profissional disponibiliza para alguns profissionais esse tipo de facilidade, onde alguns são escolhidos para contribuir com sua visão sobre as perguntas encaminhadas. Ocorre que, de tanto responder esses tópicos, acabei compilando uma lista do que considero mais importante, e passo a compartilhar por aqui.

Nos últimos anos, com o avanço da 4ª Revolução Industrial, um jargão passou a fazer parte do ambiente de gestão de pessoas, e é mais ou menos assim: os estudantes universitários vão trabalhar em profissões que ainda não existem. Na verdade, pesquisas com base científica já vêm apontando essa tendência desde 2016.

O fato é que muito desse movimento vem do forte impacto de automação de inúmeras atividades com o uso massivo de tecnologia da informação. Recentemente escrevi um artigo sobre o tema, intitulado: Jornalistas robôs substituem seres humanos no G1 desde 1º. de janeiro de 2021.

Ocorre que mesmo os profissionais que atuam em determinadas posições sentem que a migração para uma outra atividade é necessária, tendo em vista a mudança estrutural que se percebe. Ou pode ser simplesmente pela atração que sente por outro ambiente, status ou afinidade pessoal e/ou profissional. Então, se você está sentindo necessidade de migrar para outra carreira ou nicho de atuação, aqui vão algumas dicas valiosas que poderão lhe ajudar.

1.: Faça uma transição planejada. Parta do princípio que a transição deve ocorrer de modo bem planejado, obedecendo a um cronograma que deve ser elaborado por você. Caso não se sinta seguro, procure ajuda de especialistas em gestão de carreira. De qualquer modo, entenda que uma mudança drástica pode fazer mais mal do que bem. Uma das primeiras providências então é que reavalie o seu currículo, visando adequar suas capacitações às exigências do novo mercado.

2.: Comunique sua intenção. Comece a conversar com seus colegas e familiares. Contate antigos empregadores, parceiros de projetos e colegas de trabalho. Comunique sua rede de modo que fique claro seu interesse em começar o movimento que culmine com uma transição de carreira bem pensada. Se puder, avalie a contratação de uma empresa ou consultor(a) em gestão de carreira. Esse profissional vai lhe entregar uma série de recomendações sobre o que fazer e o que não fazer, encurtando o caminho e até contribuindo com indicações de novas vagas. 

3.: Produza conteúdo na área de atuação projetada. Se há algo que deve ser feito é isso. Observe que para produzir conteúdo você terá que estudar sobre os temas objeto de sua nova atuação. Essas providências têm ganhos variados e os principais são o fato de que você estará – ao mesmo tempo – estudando e aprendendo mais sobre a sua nova carreira. Publique artigos em blogs ou em sua página do LinkedIn. De qualquer modo, você tem que deixar que o entorno saiba que você tem interesse e preparo sobre aquela atividade.

4.: Capacitação profissional orientada à nova carreira. Pesquise por programas de formação de curta duração, como Cursos Online. Outra opção interessante são os Eventos Online, como palestras, seminários e workshops. Se você não encontrar o conteúdo que lhe interessa, solicite à instituição de capacitação que elabore o programa pela Sala de Aula Invertida. Dessa forma, você poderá cursar o programa que lhe interessa, do local que você está, nos dias e horários que lhe são convenientes.
 

5.: Revise suas publicações em redes sociais e profissionais. Essa é uma dica interessante, e que vale para qualquer situação. Periodicamente revise suas publicações em redes sociais e profissionais. Se você tem interesse em mudar de carreira, essa recomendação é reforçada. Uma diretriz que você pode seguir é que suas publicações estejam alinhadas com os interesses dos que já atuam na atividade que você pretende exercer. 

6.: Aproxime-se dos profissionais que já atuam nesse mercado. Os profissionais que já atuam no mercado que você pretende migrar podem lhe ajudar com uma série de informações valiosíssimas. Pesquise bastante as prováveis novas ocupações, remuneração e possibilidade de crescimento profissional. Mapeie também as empresas líderes no setor, entendendo a atividade como um todo.

7.: Só mude definitivamente quando tiver certeza disso. Uma última recomendação é a de que você somente concretize a mudança quando e se sentir-se seguro com todos esses preparativos. Aproveite para tentar responder algumas perguntas antes de tomar a decisão final, como: A atividade está em ascensão ou queda nos mercados mais avançados? Qual é o cenário dos produtos e serviços que são entregues por essa atividade nos médio e longo prazos? Quais são as possibilidades de uso massivo da automação nessa atividade? Essas e outras perguntas devem ser respondidas antes que você tome a decisão final.

8.: Avalie entrar no mercado como empreendedor em vez de empregado. Essa talvez seja a dica mais valiosa, pois tem o poder de derrubar a mais forte das rejeições. Com as recentes mudanças na legislação trabalhista, ficou ainda mais fácil para as empresas a contratação de terceirizados, visando entregar atividades que antes somente poderiam ser delegadas a empregados. As vantagens para as empresas contratantes são inúmeras, e vão desde a redução de custos quanto a agilidade na contratação e distribuição de tarefas. Para o contratado essa pode ser uma ótima opção, caso você decida se apresentar como uma PJ.
Assim, recomendo alguns cursos online que podem lhe ajudar bastante com essa decisão:

Curso Empreendedorismo – Oportunidades e Riscos
 

Curso Montando seu Próprio Negócio
 

Curso Terceirização, Downsizing, Empowerment e Resizing em Recursos Humanos
 

Se você gostou desse post e deseja comentar ou até sugerir outros temas relacionados, entre em contato comigo pelo e-mail abaixo. Será um prazer atender. Quero ouvir sua opinião.

Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica (www.semanaacademica.org.br). Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.