A Reinvenção da Educação

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qui, 07/05/2020 - 10:14

A Pandemia do novo Coronavirus está redesenhando muito mais do que a Economia Global. A imposição de rotinas de isolamento social transformou hábitos pessoais e profissionais. Desde que as medidas de quarentena foram instaladas, o desafio de mudar e de como contornar resistências à mudança passou a ser algo cada vez mais presente em nossas vidas.

As novas rotinas de trabalho em casa, o chamado home-office; e as reuniões por meio de videoconferência, eventualmente revelam-se até mais produtivas, econômicas e até mais eficientes.

Com a Educação as mudanças também estão ocorrendo de forma bastante acelerada. A capacitação de professores em EaD e e-learning é agora mandatória, já que a situação impôs – mesmo às mais resistentes instituições de ensino – o avanço para a modalidade via Internet.

Agora, cursos como o de capacitação de tutores e mediadores em Moodle, bem como o curso de filmagem e edição de videoaulas são alguns dos muitos cursos procurados por professores em todo o Brasil e no mundo.

Enfim, estamos a viver uma situação parecida com a de astronautas que há anos vinha se preparando para embarcar em uma nave espacial para ir a Marte. E durante todo esse período, esses astronautas conversavam com pessoas e diziam que estava tudo sendo preparado para irem a Marte. Então, de uma hora para outra, sem aviso, a “Agência Espacial” convocou esses astronautas para uma reunião, meteram-lhes dentro dos trajes espaciais, empurraram-nos para dentro da nave e acionaram o botão de decolagem.

Agora estamos em plena viagem interespacial. Enclausurados, inquietos e sem saber ao certo o que nos espera. Dentro de mais alguns dias, ou semanas, ou meses, aterrissaremos em Marte. Mas de tudo o que estudamos, só temos a teoria. E todos sabemos que a teoria nem sempre corresponde à prática.

Uma certeza pelo menos, todos temos: esse planeta Marte pode até se parecer com a Terra, mas é habitado por pessoas diferentes, com hábitos bem diferentes. Será preciso nos adaptarmos e reaprendermos a conviver (mas não tão juntos) a esses novos seres.

Boa aterrissagem, caro(a)s Astronautas!

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.