Como publicar artigos com DOI em uma Revista Científica

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qui, 21/07/2022 - 17:57

Neste artigo vamos explicar uma dúvida recorrente que muitos autores de artigos e outros trabalhos científicos têm em relação a como publicar sua produção intelectual em uma revista científica ranqueada. Para sermos o mais didático possível, vamos distribuir as principais explicações em forma de perguntas e respostas, conforme detalhado a seguir:

O que é uma revista científica?

Uma revista científica ou revista acadêmica é também tratada como um periódico científico ou periódico acadêmico. Essas revistas são publicações – em papel ou de forma eletrônica – e mantém uma rotina de publicação periódica, que pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual, por exemplo.  Essas revistas têm como objetivo apoiar e fomentar a divulgação de trabalhos que impulsionam o progresso da ciência, ao publicizarem os trabalhos e pesquisas científicas e/ou acadêmicas.

Como saber se uma revista científica é indexada?

Antes de responder essa pergunta vamos explicar o que é revista indexada. A indexação de uma determinada revista se constitui em um processo de avaliação ao qual se submete um determinado periódico. Há diversas bases de indexação. A Revista Científica Semana Acadêmica, por exemplo, é indexada no Diretório indexador de Políticas Editoriais – Diadorim. O Diadorim é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e acesso dos artigos das revistas científicas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto. O serviço é vinculado em mantido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, órgão nacional de informação, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados. Você pode conferir a indexação da Revista Científica Semana Acadêmica no Diadorim clicando no link identificador da revista Semana Acadêmica no Diadorim.

O que é o Digital Object Identifier – DOI? E para que serve?

O DOI é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Atualmente, tendo em vista a crescente preocupação com a segurança de objetos digitais na Internet, a atribuição de um DOI visa garantir a segurança contra plágios e uso indevido de sua produção intelectual. Por exemplo, ao atribuir um DOI a um trabalho de sua autoria, publicado em uma revista científica, você protege sua produção de plágio, uma vez que o DOI é uma URL que identifica não só o teor da publicação, bem como a data e o autor ou autores.

Como publicar artigos com DOI em uma Revista Científica?

Para enviar seu artigo científico para publicação na Revista Científica Semana Acadêmica você deve se cadastrar no site usando o link de cadastro. Em seguida, acesse a página de diretrizes para publicação, na qual você terá todas as informações sobre os parâmetros de normalização e até um arquivo de layout para envio de artigo. Depois é só clicar no botão enviar artigo para submeter sua obra. 

Só artigos são aceitos para publicação em uma Revista Científica?

Não. Você pode encaminhar para publicação uma variedade de trabalhos, conforme descrito no artigo: Publique seus Artigos Científicos na Revista Científica Semana Acadêmica. Importante saber também quais são as vantagens em publicar artigos científicos para sua carreira e vida acadêmica e profissional. Por isso recomendamos a leitura do artigo:  Vantagens em Publicar Artigos Científicos em Periódico online Ranqueado.

Quer saber mais? Acesse www.semanaacademica.org.br e entre em contato com nosso time editorial. Temos prazer em conhecer suas demandas e criar soluções para viabilizar sua publicação acadêmica ou científica.

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior. É pesquisador em EaD/E-Learning.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.