Curso online Técnico em Administração - Perguntas e Respostas

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 29/09/2022 - 16:05

Preparamos o presente artigo com o objetivo de dirimir dúvidas sobre o Curso online Técnico em Administração, em formato de Perguntas e Respostas.

01.: O curso é totalmente online, inclusive a prova?
RESPOSTA: O curso é totalmente online. Ou seja, as disciplinas são ministradas a distância, por meio da plataforma de EaD da Unieducar. A avaliação final é realizada presencialmente, por força da legislação, visando atender – especialmente - ao disposto no Art. 5º, I, da Resolução No. 488/2021 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, que dispõe:

Art. 5º Na oferta de cursos na modalidade EaD, serão assegurados momentos presenciais
obrigatórios para:
I - Avaliação de aprendizagem dos estudantes;

02.: O curso tem/exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC?
RESPOSTA: Não. Este curso não prevê a obrigatoriedade de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Mesmo assim, a instituição estimulará seus alunos para – caso desejem – produzirem artigos ou quaisquer outros tipos de trabalhos, a serem publicados na Revista Científica Semana Acadêmica ou em outros canais da instituição.

03.: O curso é reconhecido pelo MEC?
RESPOSTA: Sim. Este curso é plenamente reconhecido pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará – CEE, conforme Parecer CEE-CE No. 305/2021 - Câmara de Educação Superior e Profissional. O Diploma de Técnico em Administração é válido em todo o Brasil e registrado junto à Unieducar e no MEC-SISTEC. Todos os Diplomas emitidos pela Unieducar recebem uma assinatura eletrônica que impede sua falsificação e adulteração, permitindo sua validação tanto junto à Unieducar como junto ao MEC.

04.: Como confiro se o é reconhecido no site do MEC?
RESPOSTA: Para se certificar sobre a regularidade do curso e da Unieducar, como instituição de ensino credenciada junto ao MEC, siga as seguintes instruções:

Acesse o site do SISTEC/MEC em https://sistec.mec.gov.br/
No rodapé do site, clique no botão “Consulta pública das unidades de ensino”
No canto superior esquerdo, visualize a frase: "Selecione, no mapa, o Estado ou clique aqui para listagem completa.” Clique em “clique aqui”;
Selecione o estado “Ceará”
Selecione o município “Fortaleza”;
Digite CTrl+F para pesquisar. Digite Unieducar na caixa de busca;
Clique sobre o nome “Unieducar Inteligência Educacional” – Código SISTEC/MEC 49370
Pronto! Você consulta que temos esse curso cadastrado no SISTEC MEC

05.:É possível concluir em menos tempo por aproveitamento de disciplinas?
RESPOSTA: Sim, desde que as disciplinas já cursadas tenham sido ministradas por Escolas Técnicas e estejam devidamente certificadas. A Unieducar fará o exame de aproveitamento analisando o programa das disciplinas já cursadas para avaliar quais dessas disciplinas podem ser aproveitadas. A partir dessa análise é que é possível aferir quanto tempo pode ser reduzido. Para saber mais sobre aproveitamento de estudos e disciplinas, sugerimos a leitura da Resolução 001 2022 - Aproveitamento de disciplinas e de competências em cursos Técnicos e da Resolução 007 2022 Regulamento de Aproveitamento de disciplinas e competências - cursos Técnicos e Pós Técnicos.

06.: O curso prevê estágio?
RESPOSTA: Sim, a carga horária total do curso é de 1.250ha, sendo 1.000ha de aulas, mais 250ha de estágio supervisionado pela coordenação do curso. O estágio deve ser buscado pelo aluno, com orientação da Unieducar e formalização de convênio, para fins de integralização curricular.

07.: O curso dá direito a Diploma válido junto ao MEC?
RESPOSTA: Sim, ao concludente e em regular, devidamente aprovado, será conferido o Diploma de Técnico em Administração, devidamente registrado no MEC – SISTEC, com validade em todo o país.

08.: O Diploma de Técnico em Administração dá direito à carteira do CRA?
RESPOSTA: Sim, ao diplomado como Técnico em Administração, devidamente registrado no MEC – SISTEC, é franqueada a solicitação – junto ao Conselho Regional de Administração – a carteira profissional como Gestor.

09.: O curso disponibiliza tutoria online e presencial?
RESPOSTA: A tutoria será disponibilizada na modalidade online e, também na modalidade presencial. Na modalidade online, a tutoria se dá mediante comunicação entre aluno e professor / tutor pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. O AVA permite a comunicação entre alunos e professores / tutores por meio de fóruns de discussão, tickets de tutoria e agendamento de videoconferências. Na modalidade presencial, a tutoria se dará a partir de prévia comunicação e agendamento entre aluno e professor / tutor pelo AVA. Após definição de dia/hora de atendimento, o professor / tutor comunica a instituição para que o espaço desejado seja reservado para o atendimento ao discente. Definido dia e hora, bem como após a confirmação de reserva de espaço, aluno e professor / tutor deverão se dirigir à sede da instituição para a realização do referido momento presencial.

Quer saber mais? Acesse a página do Curso online Técnico em Administração para fazer sua matrícula ou entre em contato com o nosso Time de Atendimento.

Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria

AnexoTamanho
parecer-no-0305.2021_unieducar_processo-10451192_2020.pdf188.54 KB
plano_de_curso_tecnico_em_administracao.pdf457.09 KB

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.