Desmatamento no Cerrado prejudica Agronegócio brasileiro no exterior

juracy.soares@uni...
Publicado em: seg, 30/11/2020 - 09:51

O jornal inglês The Guardian publicou matéria nesta semana com o título:

“Revelado: Supermercado do Reino Unido e rede de fast food
de frango vinculados ao desmatamento no Brasil”.

Na matéria, o periódico aponta para o fato de que redes de supermercados e lojas de fast food estão comercializando alimentos à base de aves alimentadas com soja plantada em áreas desmatadas após incêndios florestais e pelo menos 800 quilômetros quadrados de derrubada de árvores no Cerrado brasileiro. O jornal aponta ainda que essa matéria tem como base uma investigação transfronteiriça conjunta.

O The Guardian relata que as lojas de franquias de fast food Tesco, Lidl, Asda, McDonald's, Nando's e outras redes da indústria alimentícia importam – do Brasil – proteína oriunda de aves que consomem ração produzida com soja plantada pela Cargill, que ocupa o segundo lugar no ranking das maiores corporações americanas. Ainda de acordo com a matéria, o Cerrado se constitui num bioma que contribui para o equilíbrio no clima global, ao agir capturando carbono e hospedando uma enorme variedade de fauna e flora.

A extensa matéria alerta sobre a necessidade de que o consumidor final desses produtos seja melhor informado acerca da origem do que consome, a exemplo desses alimentos. A constatação é de que a maior parte desse público – se soubesse que o pedaço de frango que consome em seu lanche – está vinculado a uma cadeia de produção agrícola que contribui para a destruição de mata nativa, talvez adotasse uma postura mais responsável junto à cadeia, exigindo uma modalidade de produção ambientalmente sustentável.

CURSO DIREITO APLICADO AO AGRONEGÓCIO
 

A REALIDADE POR LÁ, NO REINO UNIDO. Na mesma matéria, o jornal aponta que a indústria de proteína animal no Reino Unido é responsável pelo abate de aproximadamente um bilhão de aves anualmente. Esse volume corresponde a quinze frangos por habitante. E o interessante é que – ainda conforme a reportagem – as aves do país acabam – também – consumindo a soja proveniente da mesma Cagill, abastecida com grãos provenientes do agronegócio brasileiro, especialmente baseados no Cerrado.

O CERRADO BRASILEIRO. No Brasil, o Cerrado se constitui em um Bioma único, constituído por uma savana tropical predominantemente lenhosa. Esse habitat acaba se estendendo por uma área equivalente à soma de países como a Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália e Espanha, juntos.

O Cerrado se constitui no segundo maior Bioma da América do Sul, ocupando área total superior a dois milhões de quilômetros quadrados. É quase a metade da área da Amazônia brasileira, que tem cerca de 5,5km2. O Cerrado ocorre nos seguintes estados brasileiros: Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, possuindo ainda ocorrências denominadas “encraves”, nos estados do Amapá, Roraima e Amazonas.

Seminário e Fórum online Queimadas e Incêndios Florestais – Causas e Consequências https://unieducar.org.br/catalogo/seminario/seminario-e-forum-online-que...

A LOGÍSTICA QUE LEVA A PRODUÇÃO DO BRASIL AO REUNO UNIDO. A matéria do The Guardian ainda detalha a Logística que suporta a importação – pela gigante Cargill – de mais de um milhão e meio de toneladas de grãos de soja provenientes do Brasil, com destino ao Reino Unido, num período que vai de 2014 até o mês de agosto de 2020.

É interessante atentarmos para o fato de que a investigação contou com a colaboração do Bureau of Investigative Journalism, do Greenpeace Unearthed, do ITV News e do Guardian. Esse tipo de levantamento cada vez chama mais atenção para a relevância de que temas como Meio Ambiente e Sustentabilidade começam a direcionar atitudes de consumidores mais conscientes e que passam a cobrar das empresas fornecedoras, atitudes ambientalmente responsáveis.

Essa investigação aponta que - das exportações realizadas pela Cargill no Brasil com destino ao Reino Unido – quase metade provêm do Bioma Cerrado brasileiro. Ainda com base no que a investigação acima citada aponta, a Cargill compra grãos de soja de oriundos de diversos plantadores baseados no Cerrado, sendo que pelo menos nove desses fornecedores estão vinculados a episódios de desmatamento recentemente revelados.

O QUE AS REDES ENVOLVIDAS DECLARAM. Conforme a reportagem do The Guardian, as redes de fast food McDonald’s e Nando’s, além das redes de supermercadistas citadas, declararam – expressa e publicamente - apoio à formatação de uma solução que envolva algum tipo de ação similar à moratória na Amazônia, com o objetivo de barrar ações de deflorestamento com fins de aproveitamento de terras agriculturáveis no Cerrado brasileiro. Contudo, a posição brasileira sobre o tema indica que a materialização está longe de ocorrer.

Quer saber mais sobre os temas relacionados à Sustentabilidade?
Você acha importante avaliarmos a Educacao Ambiental como Instrumento de Sustentabilidade?
Se tiver dúvidas relacionadas com esses temas, entre em contato conosco para sugerir novos cursos, palestras ou seminários online!

Prof. Juracy Soares

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.