ESG. Agora todo mundo quer ser

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: dom, 28/02/2021 - 09:50

Você provavelmente já notou que a sigla ‘ESG’ está cada vez mais presente em reportagens, podcasts e postagens de empresas, principalmente de médio e grande porte. Em inglês o ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance. Em português poderíamos traduzir como Governança Corporativa, Social e Ambiental.

Em cada uma dessas perspectivas de ESG (Meio Ambiente; Responsabilidade Social e Governança Corporativa) estão várias questões específicas relacionadas, que podem ou não ser pertinentes a uma determinada situação, dependendo do investimento específico em exame. Por exemplo, na categoria “Ambiental” estão questões como poluição ou resíduos que uma empresa produz e fatores relacionados às mudanças climáticas.

O investimento socialmente responsável, ou ESG, também pode ser referido como investimento sustentável, investimento de impacto e investimento relacionado à missão. Os investidores ESG tendem a ser investidores mais ativistas, participando de assembleias de acionistas e trabalhando ativamente para influenciar as políticas e práticas da empresa.

Curso Investindo na Bolsa de Valores – Guia Prático
 

INVESTIMENTOS ESG EM CRESCIMENTO
O investimento ESG, apesar das críticas, está se tornando cada vez mais popular e é mais provável que seja uma abordagem de investimento ainda mais cobrada pelas novas gerações. O Morgan Stanley Bank (NYSE: MS) conduziu recentemente uma pesquisa e descobriu que quase 90% dos investidores da geração Y estão interessados em buscar investimentos que reflitam mais de perto os valores que detêm.

Em 2018, cerca de US$ 12 trilhões em ativos de investimento foram selecionados usando uma estratégia de investimento socialmente responsável. À medida que a geração do milênio começa a compreender um segmento maior do conjunto total de investidores, é provável que os investimentos em projetos ESG se expandam com eles.

O setor de serviços financeiros respondeu à crescente demanda por investimentos ESG tomando medidas como a oferta de fundos negociados em bolsa com foco em ESG. Nos EUA, corretoras agora costumam oferecer análises de ações empregando estratégias de investimento ESG, e robôs consultores podem ser configurados para buscar investimentos socialmente responsáveis.

Embora as métricas ESG não sejam atualmente uma parte obrigatória dos relatórios financeiros para empresas de capital aberto, um número crescente de empresas está orgulhosamente incluindo-as em seus relatórios ou documentos emitidos separadamente.

O investimento socialmente responsável é uma estratégia de investimento responsável a seguir?
Os críticos da tendência de investimentos socialmente responsáveis afirmam que isso prejudica os investimentos lucrativos e faz com que as empresas e os mercados financeiros operem com menos eficiência.

No entanto, os defensores de investimentos socialmente conscientes estão montando argumentos vigorosos em apoio ao investimento ESG como "a coisa certa a fazer" e como uma abordagem de investimento que é mais provável, a longo prazo, para fornecer aos investidores o melhor risco e retorno ajustado do investimento (ROI).

Curso Educação Ambiental como Instrumento de Sustentabilidade
 

CRITÉRIOS ESG
Cada um dos três elementos de investimento ESG - ambiental, social e governança corporativa - é composto por uma série de critérios que podem ser considerados, tanto por investidores socialmente responsáveis quanto por empresas que buscam adotar uma postura operacional mais favorável a ESG.

Embora muitos critérios ESG sejam bastante subjetivos (como avaliações de "diversidade" ou "inclusão"), movimentos estão ocorrendo em várias frentes que são projetadas para fornecer classificações mais objetivas e confiáveis do desempenho de uma empresa em termos de políticas e ações ESG.

No passado, a posição de uma empresa em termos de ESG frequentemente dependia menos de práticas substantivas e mais de quão bom é o departamento de relações públicas da empresa. Negócios como a AccountAbility oferecem serviços de consultoria ESG para empresas que desejam implementar políticas e práticas amplas e amigáveis ao ESG.

 

ESG - AMBIENTAL
Os critérios ambientais incluem coisas como o uso de fontes de energia renováveis pela empresa, seu programa de gestão de resíduos, como ela lida com problemas potenciais de poluição do ar ou da água decorrentes de suas operações, questões de desmatamento (se aplicável) e a atitude e ações da empresa em relação a questões de mudança climática.

Outras possíveis questões ambientais incluem o fornecimento de matéria-prima (por exemplo, a empresa usa fornecedores de comércio justo e ingredientes orgânicos?) E se uma empresa segue práticas de biodiversidade em terras que possui ou controla.

Cursos na área do Meio Ambiente
 

ESG - SOCIAL
Os critérios sociais cobrem uma gama extremamente ampla de problemas potenciais. Existem muitos aspectos sociais separados de ESG, mas todos eles são essencialmente sobre relações sociais. Um dos relacionamentos-chave para uma empresa, do ponto de vista de muitos investidores socialmente responsáveis, é o relacionamento da empresa com seus funcionários. A seguir está um breve resumo de apenas algumas das questões que podem ser consideradas ao examinar como uma empresa lida com suas relações sociais:

  • O pagamento do funcionário é justo, em comparado a empregos semelhantes no setor?
  • Que tipo de planos de aposentadoria são oferecidos aos funcionários?
  • A empresa contribui para o plano de aposentadoria dos funcionários?
  • Além do salário básico ou salário, quais benefícios ou vantagens são oferecidos aos funcionários?

Com investidores preocupados com ESG, pode fazer uma grande diferença na avaliação da sua empresa se, por exemplo, você oferecer programas de treinamento e educação de funcionários. Por exemplo, sua empresa fornece suporte financeiro para educação continuada ou superior e / ou horários de trabalho flexíveis para funcionários que buscam educação superior; que oportunidades existem para os funcionários serem treinados em novas habilidades profissionais na empresa que os qualifiquem para posições de melhor remuneração? A empresa assume uma posição pública ou política sobre questões de direitos humanos? Doa dinheiro para causas de caridade?

Curso Gestão Ética e Responsabilidade Social
 

ESG - GOVERNANÇA
A Governança no contexto do ESG é essencialmente sobre como uma empresa é administrada por aqueles que ocupam os escritórios executivos do último andar. Quão bem a gestão executiva e o conselho de administração atendem aos interesses das várias partes interessadas da empresa - funcionários, acionistas e clientes? A empresa retribui para a comunidade onde está instalada?

Transparência financeira e contábil e relatórios financeiros completos e honestos costumam ser considerados elementos-chave da boa governança corporativa. Também são importantes os conselheiros que atuam em genuína relação fiduciária com os acionistas e tenham o cuidado de evitar conflitos de interesse com esse dever. Os membros do conselho e executivos da empresa são um grupo diversificado e inclusivo?

A questão da remuneração dos executivos é o foco principal de muitos investidores ESG, que, por exemplo, não tendem a favorecer bônus de milhões de dólares para executivos enquanto a empresa impõe um congelamento de salários em vigor para todos os outros funcionários. A remuneração extra para executivos está apropriadamente vinculada ao aumento do valor de longo prazo, da viabilidade e da lucratividade do negócio?

Curso Direito Empresarial e Governança Corporativa
 

Se você gostou desse post e deseja comentar ou até sugerir outros temas relacionados, entre em contato comigo pelo e-mail abaixo. Será um prazer atender. Quero ouvir sua opinião e/ou sugestão de novos temas.

Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.