Lei de Acesso à Informação. Para que serve

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: seg, 14/12/2020 - 07:50

O novo curso online que aborda o tema central da Lei de Acesso à Informação tem como foco explicar o que é e para que serve a Lei No. 12.527 de 2011, mais conhecida como Lei de Acesso à Informação. Em um período repleto de notícias falsas ou “fake news”, ter um caminho ou conjunto de procedimentos para acessar a informação de órgãos públicos, se constitui em elemento útil e necessário em uma democracia.

Desde a previsão constitucional, o acesso do particular ao que órgãos públicos mantêm sobre a própria pessoa, empresas ou grupo de pessoas e empresas, a LAI ou Lei de Acesso à Informação é o diploma legal que disciplina esse direito de requisição e obtenção desses dados e informações.

O curso tem esse objetivo: capacitar os interessados, estudiosos e professores em como requisitar e receber taus informações. O conteúdo programático do referido curso tem os seguintes tópicos que são desmembrados em subtópicos:

Conceitos e Disposições Gerais necessários ao entendimento da Lei de Acesso à Informação; Acesso a Informações e Divulgação; Transparência Ativa e Transparência Passiva; Procedimento de Acesso à Informação; Restrições de Acesso à Informação; Procedimentos de Classificação, Reclassificação e Desclassificação; Responsabilidades da Lei de Acesso à Informação; Disposições finais e transitórias da Lei de Acesso à Informação;

Para saber mais e entender como atuar junto a órgãos públicos, requisitando informações junto a órgãos públicos, inscreva-se no curso Lei de Acesso à Informação.

Prof. Juracy Soares

 

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.