Publicado em: qua, 02/12/2020 - 17:21
Em praticamente todas as áreas, a pandemia do coronavirus antecipou mudanças estruturais que estavam previstas para os próximos dez anos. Na Educação superior a realidade é intensificada. E o pós-pandemia é um oceano de incertezas para a maior parte das Instituições de Ensino Superior (IES) que não estavam (e a maioria não estava) preparadas para abraçar o modelo online.
Contudo, na mesma medida em que as incertezas se apresentam, há igualmente um oceano de oportunidades para as instituições educacionais que decidam se posicionar como a proa dessa embarcação que navega por águas turbulentas.
Para além dos ajustes necessários à sobrevivência da instituição nesse novo cenário, há ainda uma série de outras questões relacionadas à adaptação da IES ao novo perfil do estudante universitário. Uma dessas tem a ver com as Metodologias Ativas na Educação Superior.
O perfil do novo estudante revela um ser mais seguro de si. Não está mais na passividade que identificava o aluno das últimas décadas. A abundância de informação em formas e fontes contribui para a melhoria do senso crítico e requer mais inteligência e criatividade para cativar e fidelizar esse novo ser que reivindica o protagonismo de sua jornada de aprendizado.
Cada vez mais veremos então instituições que decidem compartilhar esse papel. A Escola 42 de Tecnologia é um exemplo dessa nova realidade. Originária da França, a 42, como é conhecida, tem como pilares a ausência de professores e de ensino gratuito. O foco está no desenvolvimento, inteligência artificial e algoritmos.
Sempre sintonizada com o que há de mais moderno em termos de ensino e aprendizagem, a Unieducar automatizou sua Metodologia de Sala de Aula Invertida, que viabiliza ao estudante a montagem de um programa de capacitação profissional 100% customizado. O interessado escolhe o título do curso e tópicos do conteúdo programático, selecionando todas as aulas que farão parte desse novo conteúdo instrucional.
Essa é uma modalidade ainda pouco usada no Brasil e até no mundo. Contudo, vem se revelando tendência num novo ambiente em que os objetos instrucionais estão plenamente disponíveis. Essa é uma nova conformação que põe o estudante como protagonista de sua jornada de aprendizado.
O curso Metodologias Ativas da Educação Superior desenvolve temas como: passos para aplicação de metodologias ativas; o profissional das metodologias ativas; a sala de aula inovadora; metodologias ativas para o amadurecimento do indivíduo; paralelos entre metodologias tradicionais e metodologias ativas; atividades práticas da sala de aula inovadora; conceituação da metodologia; e dicas de filmes, livros e documentários.
A Unieducar Universidade Corporativa desenvolve também uma série de programas de capacitação nas áreas da Educação e Didática, que certamente vão ao encontro das atuais demandas de formação profissional.
É importante atentarmos que a tecnologia passa a operar como ferramenta multiuso de apoio à educação. O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação baseia-se na inovação e tecnologia, como plugins que impulsionam a educação. A partir de agora, a EaD e elearning se fundem, como se fossem uma única espécie, mesmo que saibamos que a primeira é gênero da segunda.
Nesse novo cenário educacional que se descortina em meio à revolução digital, o foco é nessa nova geração que já nasceu usando a tecnologia. A geração digital e a nova geração pós-digital e pós-pandemia são elementos inéditos que precisam ser entendidos e atendidos.
Dentre as variadas tendências e ferramentas em desenvolvimento para a educação digital, a RVA, sigla para Realidade Virtual Aumentada tem aplicação garantida na Educação em todos os níveis. E não será diferente na Educação Superior.
A capacitação docente para o novo ambiente online ainda é desafio em pleno século 21. Mesmo que saibamos que a EaD tem quase 300 anos, as perguntas sobre Educação Digital e Formação Docente, Design e Tecnologias Educacionais ainda são obstáculos a serem transpostos. Como capacitar e atualizar professores para o novo cenário digital? Quais são as principais exigências da capacitação profissional continuada para docentes? Qual é o novo perfil profissional do docente na EaD? Por incrível que pareça, essas ainda são perguntas que predominam as discussões no meio acadêmico.
Dentre os diversos programas que sugerimos para capacitação, é possível destacarmos: Capacitação de Mediadores em Ambiente Virtual de Ead E-Learning Moodle; Capacitação de Professores em EaD e-Learning; e Capacitação de Tutores em EaD e-Learning.
Se você quer ensinar online, sugiro que acesse o link quero publicar meus cursos e preencha o cadastro para que possamos lhe ajudar com tudo o que é necessário.
Prof. Juracy Soares