Políticas Públicas, Governança, Accountability e Transparência são temas de curso na Unieducar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qua, 04/11/2020 - 08:51

A primeira aula desse programa trata da Gestão Pública e Visão do Papel do Estado. Esse tema: “Papel do Estado” se constitui em elemento variável que, dependendo dos valores de quem avalia, muda completamente. Isso porque há pessoas que defendem uma visão de Estado mínimo, enquanto outros advogam que o Estado tem que assumir um papel mais intervencionista, regulando áreas importantes como Saúde, Educação, e Segurança, dentre outras.

O Planejamento Governamental Orientando Políticas Públicas é tema da segunda aula do curso online Gestão de Políticas Públicas, Governança, Accountability e Transparência, desenvolvido pela Unieducar Universidade Corporativa. Esse tema é importante para orientar as estratégias de atuação do Poder Público junto à sociedade, na aplicação dos recursos arrecadados em forma de tributos.

A quarta aula desenvolve – como tema central – o tópico intitulado O Estado como Criador, Indutor e Aplicador de Políticas Públicas. Essa é uma discussão que vale muito a pena ser desenvolvida. O Estado, em todo o mundo, age como principal ator no impulsionamento de investimentos relevantes, agindo como mola propulsora em ações que criam empregos e geral renda e tributos, ao passo que atuam como mecanismos de distribuição de riqueza.

As aulas cinco a sete desse curso tratam do tema Políticas Públicas, mais especificamente sobre as questões relacionadas ao Ciclo de Vida, Agenda do Estado, e Formatação e Aperfeiçoamento. Ou seja, qual a expectativa de duração e desenvolvimento, a partir de uma visão que se alinham (ou não) com a Agenda do Estado.

Trata-se, portanto, de um programa de imersão nos tópicos relacionados à concepção, desenvolvimento e aperfeiçoamento de políticas públicas como ferramentas estratégicas para que o Estado faça chegar à população, serviços os mais variados, que são – em última análise – a razão de ser do Estado moderno.

O referido curso de qualificação profissional se constitui em uma fonte relevante para pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que atuam ou pretendem atuar no âmbito de instituições públicas ou privadas, que mantém atividades relacionadas às políticas públicas. O interessado em aprofundar seus conhecimentos nessa área podem contar não só com as aulas e e-book que aprofundam o entendimento sobre tais temas, como também exercícios e acompanhamento de tutores especializados nos temas constantes do conteúdo programático.

Quer saber mais? Acesse o curso online Gestão de Políticas Públicas, Governança, Accountability e Transparência para checar todos os temas do conteúdo programático e opções de matrícula online neste novo curso certificado.

Gostou desse artigo? Tem interesse em contribuir com ideias e sugestões de novos cursos, palestras e seminários online? Entre em contato conosco para que possamos avaliar suas ideias. Temos prazer em atender.

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.