Sedentarismo Profissional atrofia Empregabilidade

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: sex, 19/02/2021 - 16:39

Estou começando este artigo com essa frase de impacto para que você leia o texto até o final, visando conhecer as dicas sobre como melhorar sua performance profissional. Esse tipo de sedentarismo afeta fortemente sua musculatura de empregabilidade. Ok, mas, o que é mesmo esse tal de sedentarismo profissional?

Podemos chamar de sedentarismo profissional toda a inércia relativa às ações necessárias à manutenção de uma postura proativa, compatível com a que se espera de um ator relevante para o mercado, mesmo que eventualmente encontre-se – temporariamente - em busca de recolocação profissional.

Aqui vai uma primeira dica: Vejo muitos perfis de profissionais no LinkedIn onde as pessoas colocam como ‘atribuição profissional’ algo como: ‘em busca de recolocação profissional’ como se essa fosse sua profissão ou expertise profissional. O correto seria que o perfil exibisse sua principal atividade, focando naquilo em que é bom e capaz de desempenhar em qualquer empresa.

Curso Networking, Marketing e Diferenciação Pessoal

Observe que esse simples fato se constitui em uma barreira à própria recolocação profissional. Se um recrutador está buscando contratar um Engenheiro Ambiental, por exemplo, e ‘esbarra’ com o seu perfil, o que ele verá de imediato? Seu nome seguido da expressão: ‘em busca de recolocação’. Não seria mais produtivo se esse recrutador lesse: Fulano(a) de Tal – Engenheiro(a) Especialista em Gestão Ambiental?

Ok. Supondo que você ajustou essa informação inicial em seu perfil e eventualmente o recrutador decida acessar sua conta, tendo em vista que você é o(a) profissional que a empresa procura. O que esse recrutador verá – a título de publicações – em seu perfil? Aqui vai uma segunda dica: Produza e dissemine conhecimento!

A partir do momento em que o recrutador se depara com artigos – de sua autoria – sobre tecnologias que você estuda e/ou desenvolve; métodos que você vem pesquisando; resultados que você entregou em outras empresas pelas quais passou, aplicando sua expertise profissional, suas chances de gerar uma primeira impressão positiva aumentam. Essa é uma das conclusões a que chegam diversas pesquisas sobre o tema.

Curso Criando um Novo Negócio – Ideias, Oportunidades e Análise de Mercado

Não pare; não pare; não pare. Mesmo quando passar por períodos em que lhe falte o emprego, é crucial que você encontre uma ocupação para evitar a paralisia profissional. Essa é a terceira dica: Manter-se ativo profissionalmente é um indicativo de que você é uma pessoa que zela pela sua dinâmica produtiva. É também uma mensagem sobre o tipo de pessoa que você é.

Tá, mas.... se está desempregado, o que você pode fazer? Reorganize-se para atuar na mesma atividade que vinha realizando como empregado, na forma de trabalho avulso. Apresentar-se – imediatamente após a demissão como um(a) consultor(a) traz inúmeras vantagens. Dentre essas, a possibilidade de ser contratado como um prestador de serviços por uma empresa que necessita de seus serviços – mesmo que por um breve período. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado. As chances de recolocação e até de captar novos contratos como consultor, aumentam exponencialmente nesse caso.

Analise atuar – também – com trabalho voluntário. Essa é a quarta dica: Novamente, tenha em mente que a manutenção de atividade profissional não só aumenta suas chances de recolocação, como age para manter sua sanidade mental. A sensação de utilidade humana vai evitar o vazio existencial e afastar a chance de você entrar em depressão.

Curso Formação de Síndico Profissional e Gestão de Condomínios

A quinta dica que trago neste artigo é a seguinte: Cultive uma atitude de Desenvolvimento Profissional Continuado. Mantenha seu currículo atualizado, indicando fielmente todos os cursos, capacitações, seminários e certificações que vem obtendo ao longo de sua carreira. Desculpas do tipo: ‘não tenho tempo’ ou ‘não tenho dinheiro’ são encaradas como declarações expressas de falta de compromisso e zelo para com a sua carreira.

Ainda mais hoje, com a profusão de cursos online gratuitos, que viabilizam a manutenção de uma permanente atividade de atualização. Só esse tipo de decisão já revela para o mercado que o seu perfil é de alguém que prima pela sua imagem e carreira. Se um recrutador observa que há 2 anos você não cuidou de atualizar-se profissionalmente, dificilmente o convidará para uma entrevista.

Se você é Advogado, pesquise no Google por exemplo, sobre o termo “robô advogado”. Se você é médico, pesquise por “médico robô”. Se você é jornalista, por exemplo, pesquise sobre robôs que já escrevem artigos para jornais. Bom, para ter uma ideia do que estou falando, pesquise por “profissões afetadas pela tecnologia nos próximos 20 anos”.

Ok! Talvez você esteja pensando – neste exato momento – que tudo isso é coisa para daqui há 50 anos... ou que isso “é moda”. Ou que é coisa que só vai acontecer em países mais desenvolvidos e que no Brasil isso não cola. Mas se você se der ao trabalho de digitar esses termos de pesquisa no Google, verá que isso já acontece aqui, no Brasil, desde 2017! Ponto!

Curso Ética Etiqueta Profissional  e Marketing-Pessoal

E então você deve em seguida se perguntar: Então quer dizer que eu estou obsoleto? O que fazer? Algumas das coisas que você tem que fazer são: Estudar; Networking; comunicar-se bem; Agir de forma ética, cuidando para que o mercado enxergue todas as suas qualificações. Uma maneira de fazer isso? Poste artigos regularmente em seu Blog ou em suas páginas de perfis em redes sociais e profissionais.  

Isso mesmo! Aprimorar-se profissionalmente por meio de uma atitude de educação profissional continuada é essencial para manter-se vivo no mercado. O profissional que está permanentemente estudando, pesquisando, participando de eventos em sua área de atuação, tem contato com um conjunto de profissionais que estão conectados com a inovação naquela área.

Quando os players de sua indústria o enxergam como um profissional em constante processo de aprimoramento, você sai da condição de executor e passa a ocupar posições de executivo. Isso se transforma em um círculo virtuoso.

O “sedentarismo profissional” é a atitude de um executivo que abandona seus estudos e deixa de criar oportunidades para manter-se ativo profissionalmente. E estudar hoje, como sabemos, está acessível até mesmo pelo celular.

Cuide também para ler sobre o que está acontecendo em sua profissão – fora do Brasil. Leia revistas online publicadas no Canadá, Estados Unidos, Europa e Austrália, por exemplo. Conectar-se com veículos internacionais especializados em informações da área é essencial para entender as mudanças que já estão em curso fora do Brasil e que – mais dia, menos dia – chegarão por aqui. Desculpa que não sabe ler em Inglês? Não cola, porque o Google traduz para você.

Bom, por hoje é só. Se você quiser mais dicas e informações ou tiver alguma dúvida sobre o que falei hoje, deixa aqui nos comentários ou me manda um e-mail. E se tiver alguma ideia ou sugestão sobre os próximos assuntos, me fala! vai ser um prazer conversar contigo.

Quero te pedir que aproveite a oportunidade e compartilhe este conteúdo com sua rede de contatos. Principalmente com seus amigos que precisam de um estímulo para alavancar suas carreiras.
Por enquanto é só! Se gostou ou não; ou tem alguma observação a fazer, fala! Será um prazer ouvir sua opinião.

Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.