Seu próximo emprego pode ser no Metaverso

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: dom, 26/12/2021 - 16:01

Se você ainda não está familiarizado com o termo ‘Metaverso’, vou deixar aqui algumas informações básicas sobre a mais recente aposta que gigantes da tecnologia – em especial o Facebook – estão fazendo para gerar engajamento (e obviamente, receita) entre seus usuários. Na verdade, a reboque dessas empresas de social mídia, já se preparam para estrear nesse ambiente, as mais variadas empresas, das mais distintas indústrias. Como exemplo, posso citar:

Acima você tem um vislumbre de como esse novo universo paralelo está chamando a atenção de grandes players nas mais variadas indústrias. Certamente assistiremos a diversas iniciativas tocadas pelos maiores players globais, numa nova ‘corrida do ouro’. Quem chegar primeiro e criar a melhor experiência para seus usuários, contará com mais presença online, podendo monetizar seus infoprodutos, além de cobrar pela venda de aplicações de empresas que desejarem preencher as lacunas eventualmente existentes.

Para ter uma noção do que o Facebook (que até mudou de nome para ‘Meta’) planeja, sugiro o vídeo de pouco mais de uma hora, no qual seu fundador fala (e mostra) alguns ‘blocos’ de programação visual em 3D já prontos. A dica, para quem não está afiado no inglês, é ligar o gerador de legendas instantâneo para o português. Acesse o vídeo sobre o Metaverso que rolou no Facebook Connect 2021 para saber mais sobre o que vem por aí. E, para ter uma ideia de como o Metaverso vai impactar a indústria de Educação, acesse o artigo, publicado no Blog Unieducar, intitulado “Metaverso e o fim da Educação a Distância”.

Ok, indo direto ao ponto (título) de nosso artigo, começamos a desenvolver algumas ideias e insights que certamente servirão para reflexão e, quem sabe, até orientar algumas de suas próximas ações no que diz respeito à sua Qualificação Profissional Continuada. Esses próximos movimentos vão requerer de você muita atenção. A partir de agora – e cada vez mais – as corporações vão valorizar os colaboradores dispostos a operar em novos ambientes (online, obviamente).

Uma das perguntas que são óbvias vai na seguinte linha: ‘Para conseguir meu novo emprego no Metaverso eu preciso ter habilidades em programação?A princípio, a resposta é: Não!. Isso porque os desenvolvedores desses ambientes já estão trabalhando há algum tempo, especialmente nas companhias de tecnologia baseadas no Vale do Silício, nos EUA. Então, a não ser que você seja um dos poucos programadores com notáveis conhecimentos em T.I. em nível compatível com o que o Facebook, Google e outras companhias líderes no setor estejam buscando, essa não será uma expertise necessária.

Obviamente algumas skills vinculadas à Tecnologia passarão a ser (cada vez) mais valorizadas. Então a principal dica que você pode seguir – a partir de agora – é estar atento aos novos programas de Educação Digital. Se você atua como docente, certamente deverá atentar para o desenvolvimento de cursos que apontem para um Novo Paradigma da Educação para a Geração Digital. Sim. A não ser que você não pretenda continuar atuando nos próximos dez anos, terá que realizar imersões no universo de jovens que já nasceram conectados. Entender seus valores e linguagens será cada vez mais importante.

Se você atua – por exemplo, com Recursos Humanos, certamente terá vantagem competitiva junto aos seus demais colegas, desde que comece a se preparar – por exemplo – para conduzir processos de recrutamento e seleção de novos membros para os times de sua empresa dentro do Metaverso. Se hoje muitas informações são garimpadas nas postagens de redes sociais, a partir de então, os campos de pesquisa vão ganhar amplitude e complexidade.

Por outro lado, para todos os níveis de atuação, a Inteligência Emocional e Intuitiva ganha novos contornos e passa a ser bastante valorizada. As chamadas ‘soft skills’ (habilidades comportamentais) ganham ainda mais relevo no perfil dos novos profissionais que atuarão dando suporte operacional às empresas que atuarão no Metaverso.

Para os profissionais que atuam na Psicologia, é quase certo que a entrada em operação de Metaversos vai incrementar o volume por atendimentos. Situações envolvendo depressão e transtornos mentais serão cada vez mais frequentes. Eventualmente, os Psicólogos que desenvolverem serviços de Instrumentos para Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico serão bastante demandados.

A lista de empregos e oportunidades de trabalho no Metaverso não para. Devem surgir novos nichos de atuação profissional praticamente para todas as indústrias. Desde a área da Saúde, passando pelos diversos ramos do Direito, Compliance e até Sustentabilidade. Até mesmo muitas pesquisas de aplicação no mundo real passarão a ser aplicadas no Metaverso, devido à facilidade de acesso aos respondentes, bem como instrumentos de parametrização dos perfis dos participantes.

Quer saber mais sobre o tema? Você pode participar de diversas maneiras: Fazendo parte de nosso Corpo Docente; enviando suas perguntas e sugestões de novos Cursos, Seminários, Palestras e Workshops; e propondo novas ações de Educação a Distância. Envie-me por e-mail sua opinião sobre o que podemos fazer para melhorar nossas ações na Educação a Distância no Metaverso : )

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. Fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis. Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito. Possui Certificação em Docência do Ensino Superior. É pesquisador em novas tecnologias para EaD/E-Learning. Escritor e autor do livro Enriqueça Dormindo. E-mail: juracy.soares@unieducar.org.br

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.