10 Dicas para evitar a depressão

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 04/01/2021 - 17:06

A história e as publicações acadêmicas vão registrar ainda estudos, desenvolvidos a partir dos inúmeros episódios de depressão e transtornos de humor, desencadeados com a pandemia do coronavírus.

01.: Transforme a atividade física e a alimentação saudável em hábitos diários. A literatura especializada faz relação direta entre a prática de atividade física regular e a manutenção de hábitos alimentares saudáveis com a disposição e bom humor. Em tempos difíceis, zelar para que nosso corpo e mente estejam preservados é mais do que uma necessidade. 

02.: Faça sessões diárias de meditação. A Ciência já comprovou que a prática de sessões periódicas de meditação tem influência direta no equilíbrio entre corpo e mente. Redução da ansiedade, prevenção de depressão e melhoria da frequência cardíaca são apenas alguns dos diversos ganhos que é possível obter com esse hábito.

Curso Covid-19 – Atuação da Psicologia durante e após a Pandemia

03.: Treine sua mente para encontrar algo de positivo em situações ruins. Se há algo que é possível treinar, é a nossa mente. Nossa mente pode e deve ser treinada para que possamos sempre observar o que ocorre conosco e a nossa volta, pelo ângulo mais favorável possível. Por pior que seja a situação, é possível olhar para o ocorrido e pensar: “pelo menos já posso dizer o que aprendi com isso. Já sei o que evitar para que esse tipo de coisa não aconteça da próxima vez.” Entenda que todas as situações passam e que no futuro você olhará para o que esse fato e enxergando o que de positivo trouxe para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

04.: Cuide-se! Reserve um tempo diariamente para cuidar de si. Não é razoável que encontremos tempo para cuidar de todos a nossa volta, em detrimento da pessoa que é mais importante: Você!
Cuide de seu visual. Prefira manter sua aparência geral bem cuidada.
Para as mulheres, permitam-se usar os cabelos da maneira que preferem. Unhas, sobrancelhas e todos os demais aspectos de sua aparência pessoal devem ser objeto de cuidados diários.
Os homens também devem cuidar-se, mantendo uma aparência compatível com sua postura, idade e sentimento. Aqui a regra dispensa gastos supérfluos, já que o bom senso deve predominar.

Curso Bússola Mental

05.: Durma bem. Os distúrbios do sono são responsáveis por drenar a energia que você precisa para cumprir suas diversas tarefas diariamente. A privação de sono em qualidade e quantidade pode – a médio e longo prazos – comprometer a saúde e gerar outros tantos problemas relacionados. Se você tem problemas para dormir, o ideal é que procure atendimento médico em uma clínica Especializada.

06.: Afaste-se de pessoas negativas. Ninguém gosta de estar próximo a pessoas que pensam e falam coisas negativas. Se você tem companhia de pessoas que estão sempre se lamentando, reclamando e brigando, isso poderá lhe contaminar, transformando você em uma pessoa amarga, que pensa e fala sobre problemas e outros fatores negativos.

Curso Prevenindo o Suicídio – Avaliação, Manejo e Posvenção 

07.: Ria! Prefira assuntos, filmes e pessoas divertidas. Essa dica complementa a anterior. Além de afastar-se de pessoas negativas, o ideal é que você busque estar próximo de pessoas, locais e eventos que exalam positividade. Ao invés de assistir a filmes e reportagens sobre coisas ruins, opte pelas comédias, que lhe farão rir bastante. Perceba como é diferente o seu estado de espírito ao sair de um filme sobre coisas negativas, do que quando acaba de assistir a um filme de comédia.

08.: Doe parte de seu tempo a um trabalho voluntário. Por pior que possa ser a sua situação, é sempre bom lembrarmos que há milhões de pessoas que necessitam de uma fração do que temos e do que dispomos. Ao doar uma fração de seu tempo ou dinheiro para apoiar projetos sociais, você é duplamente premiado. Primeiro porque é forçado a lembrar que há pessoas que gostariam infinitamente de estar em sua posição. Segundo porque sentirá uma sensação de realização ao abraçar causas nobres, em benefício de necessitados.

Curso Psicopatologia – Transtornos de Humor, Episódios Depressivos, Esquizofrenia e Neuroses 

09.: Adquira o hábito de agradecer todos os dias. A partir do momento em que você percebe que acordou, agradeça. Agradeça todos os dias pelo simples fato de estar vivo. Agradeça por ter um teto sobre sua cabeça. Agradeça por sua família, por seu trabalho e pela cidade onde mora. As pessoas mais alegres são as que se dão conta da importância de serem gratas. A gratidão é um dos sentimentos mais nobres que o ser humano pode cultivar.

10.: Permita-se celebrar-se e presentear-se! Não é necessária uma data específica para isso. Seja grato a você também, adquirindo o hábito de presentear-se de vez em quando. Você pode detectar algumas conquistas cotidianas ou sazonais como motivos ou pretextos para se presentear. Quer uma dica? Ligue para uma floricultura, encomende um buquê de rosas e mande entregar em seu endereço, com um cartão de agradecimento. Agradeça por você ser quem você é consigo mesmo!

É óbvio que essas dicas podem não funcionar para muitas pessoas. Se esse é o seu caso, a sugestão definitiva é a de que procure atendimento especializado.

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o tema, sugerimos os cursos já listados no corpo do referido artigo.

Time de Tutoria e Gestão de conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.