Ação e processo penal no âmbito da Lei dos Crimes Ambientais

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: qui, 10/02/2022 - 14:19

Sabe- se que no processo penal, o direito de ação penal é o direito público subjetivo de solicitar ao Estado-Juiz a aplicação do direito penal objetivo a um caso concreto. Esta ação penal pode ser pública (depende da iniciativa do Ministério Público) ou privada (depende da iniciativa do particular).

A ação penal pública é obrigatória e indisponível, enquanto a ação penal privada é aquela em que o Estado, titular exclusivo do direito de punir, concede a legitimidade para a propositura da ação penal à vítima ou a seu representante legal.

Quando a promoção da ação penal pública pelo Ministério Público depender de representação do ofendido ou de requisição do Ministro da Justiça, diz-se que a ação penal é pública condicionada.

Já quando, na ação penal pública, a atuação do Ministério Público não depende da manifestação da vontade da vítima ou de terceiros, esta será incondicionada.

Curso online Responsabilidade Civil, Administrativa e Penal em Matéria Ambiental

Mas, afinal, o que isso tem a ver com o cometimento de crime ambientais e, consequentemente, com a LCA- Lei de Crimes Ambientais?

Nos termos do art. 26 da LCA, em relação às infrações penais nela previstas, a ação penal será pública incondicionada, a ser promovida pelo representante do Ministério Público.

Nos crimes ambientais de menor potencial ofensivo, a proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa somente poderá ser formulada se houver a prévia composição do dano ambiental.

Também é importante destacar que a depender da pena do crime previsto na LCA, é admissível a suspensão condicional do processo e a transação.

Em relação à competência, a regra geral é a de que o tratamento e julgamento dos crimes contra o meio ambiente são da competência da Justiça Comum Estadual, porém, existem situações específicas nas quais a competência será da Justiça Federal.

Quer saber mais sobre a Lei de Crimes Ambientais e quais são as ações tipificadas como crimes ambientais? Acesso o Curso online Crimes Contra o Meio Ambiente, desenvolvido pela Unieducar. Nele você estudará não só a análise dos crimes ambientais, mas também as esferas de responsabilidade ambiental, os instrumentos processuais de defesa e a tutela jurídica do meio ambiente.

Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.