Conforme a nova classificação da Organização Mundial da Saúde – que passou a ser válida em janeiro de 2022 – a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, passou a ser considerada uma doença ocupacional.
Educadores desenvolvem papel fundamental quanto à resposta aos crescentes desafios que a crise climática global nos impõe. Para além dessa certeza, precisamos nos perguntar: Como podem os professores viabilizar aos seus alunos o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação a tal realidade?
A consciência crítica é capaz de gerar engajamento e agrupar conhecimento, habilidades, valores e atitudes em prol de ações contra as ameaças climáticas em nível global.
A frase que intitula este artigo foi publicada na conta do Twitter do Daniel Adjuto (1). A expressão teria sido um ‘desabafo’ de um empresário multimilionário curitibano ao prefeito daquela capital, o Rafael Greca. Essa frase em tom de desespero é paradigmática sob vários pontos de vista. E nesse post vou comentar superficialmente sobre minha visão a partir desse mote.