Perfil das vítimas por Mortes Violentas Intencionais no Brasil

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qua, 02/03/2022 - 16:09

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela o perfil dos brasileiros mortos de forma violenta no Brasil. Os dados apontam para um perfil que coincide com o do negro marginalizado pela sociedade, senão vejamos:

76,2% - Pessoas negras
54,3% - Jovens
91,3% - Sexo masculino

Outro dado alarmante diz respeito à quantidade de vítimas por Mortes Violentas Intencionais – MVI em 2020, que atingiu o patamar de 50.033, o que representa um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. As maiores taxas de letalidade por 100 mil habitantes estão em estados do Nordeste (3 – Ceará, Bahia e Sergipe) e Norte (1 - Amapá) e do, somando 45.2; 44.9; 42.6; e 41.7, respectivamente. Já as menores taxas são do Distrito Federal (com 14.2); e estados do Sudeste e Sul (MG = 12.6; SC = 11.2; e SP = 9.0). O estudo aponta ainda que 78,0% das MVI foram praticados com o emprego de arma de fogo.

Esse cenário reforça a sensação de que, por mais que se invista em repressão, há que se identificar as causas, sob pena de ficarmos – como sociedade – eternamente ‘enxugando gelo’, agindo repressivamente enquanto a criminalidade avança e se consolida como poder paralelo ao do Estado. Há que se utilizar, pois, mais a Gestão da Inteligência no âmbito da Segurança Pública, aplicando os recursos de conhecimento científico para não só sufocar as células criminosas, mas principalmente, investir na base da sociedade, gerando oportunidades de Educação, Emprego e Renda.

Curso Sistemas e Gestão da Inteligência na Segurança Pública

Se você quer saber mais sobre o tema, pode participar de diversas maneiras: Fazendo parte de nosso Corpo Docente; enviando suas perguntas e sugestões de novos Cursos, Seminários, Palestras e Workshops; e propondo novas ações de Educação a Distância na área. Envie-me por e-mail sua opinião sobre o que podemos fazer para melhorar nossas ações na Educação a Distância.

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. Fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis. Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito. Possui Certificação em Docência do Ensino Superior. É pesquisador em novas tecnologias para EaD/E-Learning. Escritor e autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.