Regressividade Tributária e Efeito Robin Hood ao contrário. Quando o Estado tira dos pobres para dar aos ricos

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: sex, 29/10/2021 - 11:48

A regressividade tributária é a face mais cruel que um sistema tributário pode exibir para a sociedade. Trata-se, em bom português, de cobrar mais impostos dos mais pobres, proporcionalmente à renda, enquanto alivia-se a carga que incide sobre os mais ricos.

O Brasil, ao privilegiar a taxação preponderantemente sobre os itens de consumo, acaba por calibrar o sistema tributário com esse viés de injustiça fiscal. Os brasileiros, quanto mais pobres são, comprometem até 60% da renda com itens de consumo.

As soluções adotadas até agora pelo Estado arrecadador, de desonerar tributariamente itens de primeira necessidade, como a cesta básica, por exemplo, acabam sem provocar o efeito desejado, que seria a redução nos preços. Itens como comodities têm preços pautados no mercado internacional e sua variação é globalizada.

A solução passaria por migrar a maior parte da tributação do consumo para a renda. Nesse item renda o Brasil é exemplo do que não deve ser feito em termos de modelagem de política tributária.

Se você quer saber mais sobre o tema, sugerimos o curso:

Curso Direito Tributário
 

Se tem interesse em aprofundar suas pesquisas sobre Direito Tributário, sugerimos a leitura complementar dos seguintes artigos:

Um paraíso fiscal chamado Brasil

No condomínio Brasil, moradores da cobertura pagam as menores taxas

Auxílio Emergencial, Renda Básica Universal e Renda Básica de Cidadania
 

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. Fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis. Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito. Possui Certificação em Docência do Ensino Superior. É pesquisador em EaD/E-Learning. Escritor e autor do livro Enriqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.