7 tipos de fraudes mais comuns e como se prevenir

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 15/08/2022 - 12:02

Com a migração – cada vez mais intensa – de negócios e até de serviços de governo eletrônico para o ambiente digital, o uso de computadores e dispositivos móveis, como smartphones, por exemplo, para acessar tais aplicações abre um leque de possibilidades para que criminosos pratiquem as mais variadas fraudes no ambiente online. Neste artigo vamos elencar algumas das mais frequentes, além de dar algumas dicas de como se prevenir desses ataques.

01.: FRAUDE COM USO INDEVIDO DE DADOS DE CARTÕES DE CRÉDITO
Esse é um tipo bastante comum que é viabilizado a partir do momento em que os criminosos têm acesso aos dados de identidade e do cartão de crédito da vítima, incluindo o código de segurança (PIN), geralmente localizado no verso do plástico. É uma das fraudes mais comuns praticadas, principalmente em compras realizadas pela internet.

COMO SE PREVENIR: Jamais entregue seu cartão ao vendedor, para que ele se dirija a outro ambiente fora de seu campo de visão. Essa é uma tática necessária onde os dados são copiados, a fim de permitir compras futuras em seu nome, mas com o endereço de entrega dos criminosos ou seus comparsas. Outra providência necessária diz respeito à raspagem do PIN no verso do cartão, de modo que fique impossível (mesmo no caso de perda) que os criminosos saibam quais são os números de segurança. Nesses casos, os criminosos utilizam os dados de um cartão de crédito roubado fisicamente ou online para realizar compras em lojas virtuais. Como resultado, o dono do cartão só fica sabendo do golpe ao visualizar a fatura do mês. Embora cause danos tanto ao estabelecimento quando ao dono do cartão, é o lojista quem sai mais prejudicado, uma vez que deve fazer o estorno junto às operadoras e, em alguns casos, arcar com a perda do produto enviado.

Curso online Certificação Digital e Segurança da Informação
 

02.: FRAUDE COM MÁQUINAS DE CARTÕES DE CRÉDITO/DÉBITO FANTASMAS
Nessa modalidade de fraude a vítima é geralmente a empresa empregadora. Funciona assim: O empregado (criminoso) leva à loja uma máquina de cartão de crédito ‘dublê’, na qual ele vai cadastrar dados similares ao da loja. Quando for possível, ele vai passar as vendas (geralmente no débito, mas pode ser no crédito também) não na máquina da empresa, mas na máquina dublê, recebendo assim o valor da transação.

COMO SE PREVENIR: Nesses casos o que deve ser feito é o fortalecimento dos controles diários de vendas, caixa e estoques, de modo a dificultar ao máximo a ação de empregados criminosos. Outra atitude que dificultaria seria a concentração de todos os pagamentos em um conjunto de máquinas sob a guarda do caixa (o que às vezes nem sempre é possível, tendo em vista o ramo do negócio).

03.: FRAUDE DO BOLETO DE MULTA DE TRÂNSITO FANTASMA
Quadrilhas de criminosos instalam câmeras fotográficas digitais de alta resolução em pontos estratégicos e com muito movimento em grandes avenidas e rodovias. A partir da realização de milhares de fotos de veículos que trafegam naquela via diariamente, os criminosos geram notificações de multas falsas, onde inserem as fotos dos carros, indicando que estavam – por exemplo – trafegando acima do limite máximo de velocidade permitido. Para completar a fraude, manipulam o código de barras e a sequência numérica desse código para que o eventual pagamento realizado caia em uma conta manipulada pelos falsários (geralmente em nome de um laranja ou de pessoa já falecida, mas que eles detêm as senhas para movimentação).

COMO SE PREVENIR: As notificações de multas são enviadas em duas etapas. Na primeira é só a informação de que o veículo foi flagrado, com a tipificação da infração e, conforme seja, da informação que é possível indicar o condutor e até as instruções sobre como recorrer. Se tiver dúvidas, o ideal é somente proceder ao pagamento a partir do acesso ao site do DETRAN ou do órgão na esfera federal ou municipal, conforme o caso. Essa é a forma mais segura de evitar pagar indevidamente.

Curso online LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – Aplicações e Boas Práticas
 

04.: FRAUDE DO CONSÓRCIO CONTEMPLADO
Essa fraude – por mais antiga que seja – ainda continua gerando vítimas em todo o país. Funciona assim: A quadrilha anuncia a venda de um consórcio (quota em grupo) que alegam estar ‘contemplada’ e negociam o depósito em uma conta em troca da transferência dessa quota para a vítima, que, após realizar o depósito, jamais receberá a quota, o bem ou o dinheiro de volta.

COMO SE PREVENIR: As empresas de consórcios são reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Antes de comprar uma quota, faça uma pesquisa no site do BACEN sobre a empresa e certifique-se da regularidade dessa.

05.: FRAUDE DE PIRÂMIDE FINANCEIRA
A fraude de pirâmide financeira é baseada na estratégia de lucratividade dos criminosos que se baseiam no necessário recrutamento de novos integrantes. Funciona assim: Geralmente não há uma comercialização real de produto ou serviço envolvido no sistema, embora em muitas variações, as quadrilhas se utilizaram de simulações para encobrir o crime. Veja o caso da Pirâmide Telexfree, de Bitcoins e de Day Traders, por exemplo.

COMO SE PREVENIR: A regra de ouro aqui é: Não existe possibilidade de ganho rápido, elevado e fácil. Se essas três qualidades estão presentes, fuja! Outra regra importante é: Pesquise sobre quem está por trás desses esquemas. Se você não encontrar o respaldo de nomes tradicionais, e, em vez disso forem jovens que postam carrões e maços de dinheiro nas redes sociais, pode ter certeza de que é furada!

06.: FRAUDE DO PROTESTO DE TÍTULO
Usada contra pessoas físicas e jurídicas, as quadrilhas emitem falsos boletos de contas (compras) que a pessoa não fez e que estariam sendo encaminhadas para “protesto”. Oferecem a possibilidade de quitar o débito com desconto imediatamente, para evitar “sujarem o nome” do suposto devedor.

COMO SE PREVENIR: Analise com bastante atenção o nome do suposto “cartório”. Não ligue nos números indicados na notificação falsa, já que, do outro lado da linha, membros da quadrilha estão prontos para atender se fazendo passar por servidores do cartório fajuto. O Ministério da Justiça tem um site no qual fornece o Cadastro Nacional de Serventias Públicas e Privadas do Brasil. Veja se esse suposto cartório está na lista e ligue para o número que tiver no site. Procure se informar diretamente por esse caminho.
https://portal.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/

07.: FRAUDES DIVERSAS POR SMARTPHONE
Seja pelo WhatsApp ou por mensagens de SMS e até pelo Messenger do Facebook, milhões de mensagens aplicam fraudes diariamente no Brasil. Se você recebeu uma mensagem com um link, não clique! Certamente você será encaminhado a sites fraudulentos ou que instalam softwares maliciosos capazes de roubar as informações do aparelho da vítima. A variedade de mensagens impressiona e vão desde o envio de códigos de descontos na aquisição de produtos, passando por alertas de atualização de cadastro; ofertas de emprego; saque de FGTS; isenção de IPVA, e clonagem de contas do WhatsApp.

COMO SE PREVENIR: Jamais clique em links enviados por e-mail ou mensagens ao seu smartphone. Nesses casos, os criminosos se apoderam da conta dos usuários, geralmente por meio da solicitação do código de verificação via SMS, e se passam pela vítima para requisitar dinheiro de contatos recentes.

Quer saber mais sobre fraudes online? Acesse os seguintes artigos:

Golpes on-line e off-line crescem com o PIX. Saiba como se prevenir
 

Vazamento de dados e Segurança Digital
 

7 Dicas para se proteger de golpes na Internet
 

Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.