Prevenção à Lavagem de Dinheiro é tema de curso online pela Unieducar

tutoria@unieducar...
Publicado em: ter, 06/10/2020 - 08:22

O que um escândalo envolvendo um Senador da República, que teve um caso extraconjugal vazado para a imprensa, tem a ver com suspeitas de lavagem de dinheiro?

Vamos relembrar – portanto – um escândalo que estourou há muitos anos. Foi em 2007 que o caso amoroso entre um senador e uma então jornalista veio à tona. Em maio de 2007, a revista Veja publicou uma reportagem afirmando que o senador Renan Calheiros, então presidente do Senado, recebia propina do lobista Cláudio Gontijo, operador da empresa Mendes Júnior.

A suposta propina seria repassada mensalmente para o senador, para que ele pudesse pagar as despesas da jornalista Mônica Veloso, com quem havia tido uma filha durante caso extraconjugal mantido entre 2004 e 2006.

Mônica Veloso era conhecida por ter sido âncora de um jornal local na TV aberta. Os elevados valores recebidos por Mônica como pensão eram tidos, pela Polícia Federal, como incompatíveis com a renda do senador.

Após a acusação, o senador Renan foi à tribuna e apresentou documentos que supostamente provariam que ele havia ganho R$ 3 milhões, em valores atuais, durante os quatro anos anteriores, com a venda de gado em suas fazendas no estado de Alagoas.

Ocorre que a papelada apresentada pelo senador provocou ainda mais desconfiança junto à PF. A investigação apoiada na Perícia Contábil - realizada nos documentos entregues pelo senador - acabou complicando mais ainda a sua posição.

É que os peritos concluíram que as notas fiscais apresentadas eram também incompatíveis com o valor que ele alegava ter recebido.

Pressionado, Renan se licenciou da presidência da Casa em outubro e, posteriormente, deixou em definitivo o cargo de presidente do Senado.

À época as revistas masculinas eram muito populares, e, no mesmo mês que o senador Renan Calheiros deixou a presidência do Senado, a revista Playboy estampou a jornalista Mônica Veloso em sua capa. Em um dia, todos os exemplares que estavam à venda nas bancas do Congresso esgotaram. Alguns senadores foram inclusive flagrados folheando a edição da revista no plenário do senado.

O pronto crucial para esse desfecho foi a realização de uma Perícia Contábil da Polícia Federal que – respondendo aos mais de 30 quesitos da CPI – acabou por desmontar toda a argumentação que a defesa do Senador havia elaborado. Neste ponto é importante chamarmos atenção para a Perícia Contábil e elementos essenciais para atuação profissional.

Esse é um exemplo de um dos muitos objetos de trabalho do contador e uma das muitas funções que a Contabilidade desempenha para as organizações e para a sociedade como um todo. Neste novo curso debate-se como a contabilidade pode ser usada como uma poderosa prova em processos administrativos e judiciais. Especificamente no curso Lavagem de Dinheiro – Caracterização, Combate e Criminalização estuda-se a prevenção, combate e criminalização do que se convencionou chamar de lavagem de dinheiro.

Vamos a mais algumas perguntas: O que o Mensalão; o Petrolão; O empresário Eike Batista; e o escândalo da Odebrecht têm em comum? Em certa medida, em todos esses casos, houve investigação e até eventualmente, condenação pela prática de crime de Lavagem de Dinheiro.

Outra pergunta: o que faz com que o futebol possa ser entendido como uma máquina de lavar dinheiro?
Mais uma pergunta: Porque a lavagem de dinheiro é para o cinema e mini séries, tão atraente ao ponto de provocar produções cinematográficas tão famosas? Essas são perguntas que responderemos no decorrer desse nosso curso.

A prática criminosa de lavar dinheiro é tida como de detecção bastante complexa, tendo em vista que os criminosos fazem uso de táticas bastante elaboradas e, geralmente, contam com assessoria de empresas de consultoria e advocacia que se especializaram nesse tipo de crime.

O tema, como já adiantamos, já rendeu dezenas de filmes e séries famosas nas quais é possível até mesmo analisar o desenvolvimento dessa dinâmica delituosa. Vamos a alguns exemplos? Vou dar aqui algumas dicas de filmes sobre Lavagem de Dinheiro.

Você pode assistir aos seguintes filmes: A Firma; O Lobo de Wall Street; A Série Ozark; a série Narcos; e o filme A Grande Aposta, que conta muito do que ocorreu na crise dos chamados títulos subprimes americanos por volta de 2007 e 2008. No curso acima citado o aluno encontra, além de e-books para complementar as videoaulas, links com jurisprudência, bibliografia e até mesmo uma filmografia, para aprender se divertindo, assistindo aos filmes.

A Lavagem de Dinheiro, também chamada de branqueamento de capitais, pode ser explicada como um conjunto de práticas que têm por finalidade disfarçar ou esconder a origem ilegal de recursos financeiros ou bens. O objetivo da Lavagem de Dinheiro é fazer com que esses ativos aparentem uma origem legal ou, pelo menos, fazer com que a origem ilegal seja difícil de demonstrar ou provar.

Em outras palavras, lavar dinheiro é simular uma operação financeira para justificar valores obtidos por meios ilegais ou não declarados. Ou seja, é uma forma de justificar a existência de valores ou bens obtidos de forma inidônea por meio de falsas operações idôneas.

A partir das aulas seguintes vamos estudar mais conceitos, práticas e elementos necessários ao correto conhecimento sobre todos os tópicos desse nosso programa de capacitação. Aproveitamos para deixar a dica de mais um curso relacionado, que certamente contribuirá para a formação de Peritos Judiciais e Organização Judiciária.

Até o próximo artigo!

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.