Por mais de três séculos, a escravidão africana foi realidade em nosso país. Por volta dos anos de 1560, os africanos começaram a chegar no Brasil, através de embarcações, para exercer trabalhos forçados, enfrentando uma rotina árdua e violenta. Este é um cenário que faz parte da nossa história e da formação do povo brasileiro, através da miscigenação.
A Faculdade Unieducar lançou o Programas de Extensão Universitária online sobre Exploração de Escravizados Africanos no Brasil. O evento se classifica como um Workshop, gratuito e dá direito ao certificado de participação na forma eletrônica (online), acesso a todo o conteúdo em vídeo, além da participação do fórum de discussões.
A Faculdade Unieducar lança um Programa de Extensão Universitária online sobre Escravidão, Violência Racial e Exploração Africana no Brasil. O referido programa tem como objetivo a capacitação de estudantes, pesquisadores, profissionais e servidores públicos abordando um conteúdo necessário para a compreensão da história da exploração dos africanos e da escravidão em nosso país.
A Faculdade Unieducar recentemente lançou um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos e Inclusão Social. O programa de capacitação aborda temas relevantes para estudos relacionados, tais como: Inclusão Social; Participação Social - Movimentos Sociais e Sujeitos Coletivos; Estudo das Lutas Sociais e Direitos Humanos - Presente e Futuro.
A Faculdade Unieducar recentemente lançou um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos - Atuação dos Movimentos Feministas e LGBTQIA+. O programa de capacitação aborda temas relevantes para estudos relacionados, tais como: Sexualidade e Diversidade Sexual; Identidade de Gênero e Orientação Sexual; Movimentos Feministas e LGBTQIA+.
A Faculdade Unieducar lança um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos - Identidade de Gênero e Orientação Sexual. O programa de capacitação aborda temas relevantes para estudos relacionados, tais como: Sexualidade e Diversidade Sexual; Identidade de Gênero e Orientação Sexual; Movimentos Feministas e LGBTQIA+.
A Faculdade Unieducar lança um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos - Diversidade e Relações Étnico-Raciais. O referido curso tem como objetivo a capacitação de estudantes, pesquisadores, profissionais e da população em geral sobre o estudo das diversidades e das relações étnico-raciais na área dos Direito Humanos.
O conceito de Mobilidade Social, segundo a Enciclopédia Britannica é “o movimento de indivíduos, famílias ou grupos num sistema social hierárquico, geralmente definido pela estratificação social”. A Mobilidade Social vertical pode se dar para cima (ascendente) ou para baixo (descendente). Será ascendente quando há o movimento para uma classe social com melhor renda. E descendente quando ocorre o inverso.
“Zara Zerou” é um código anunciado no alto falante das lojas Zara, para alertar os funcionários a ficarem de olho em pessoas "suspeitas". Uma investigação policial concluiu que essa ação é um tipo de política de segurança da loja, porém, com viés discriminatório: o código era anunciado quando pessoas mal vestidas, com roupas simplórias ou pessoas negras entravam na loja. A partir daí, a pessoa deixava de ser tratada como cliente e passava a ser considerada nociva ao atendimento normal da loja.
Como regularizar a escritura da casa em comunidades? Como obter o ‘papel da casa’ quando se habita uma casa há anos? É possível regularizar a propriedade de um imóvel ocupado em uma comunidade? Qual é o direito que uma família que mora em uma favela tem de pleitear a documentação que lhe garanta a propriedade daquele imóvel? Essas e outras perguntas são respondidas neste artigo, que dá algumas pistas sobre a Regularização Fundiária Urbana como instrumento de resgate de cidadania.