Publicado em: qua, 09/12/2020 - 08:55
Num ano marcado pelo aumento significativo de queimadas na região amazônica e no Cerrado, os temas relacionados ao Meio Ambiente e Sustentabilidade são o foco de um novo curso online desenvolvido pela Unieducar Universidade Corporativa.
No mesmo ano em que o ministro do Meio Ambiente sugere passar a boiada na Amazônia, o Brasil bate recordes em área desmatada e queimada, de acordo com dados do próprio Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.
Os alertas foram dados por diversas fontes internas e internacionais. Os danos às áreas que deveriam ser preservadas foram de tal monta que motivaram denúncias de organismos de preservação ambiental no exterior, apontando que redes de fast food de frango e supermercadistas ofereciam refeições e itens com origem em terras do Cerrado brasileiro, que foram desmatadas e queimadas para abrir área para o agronegócio. Esse é o tema de outro artigo do Blog Unieducar, intitulado Desmatamento no Cerrado prejudica agronegócio brasileiro no exterior.
O conteúdo programático do curso que tem como foco as questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade aborda desde as noções introdutórias, passando pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental de maneira interdisciplinar.
No planeta terra, a questão ambiental deve ganhar o status de tópico de atenção primordial. A água deve ser abordada como bem essencial e fator de cidadania. Os recursos hídricos são, de fato, fator de cidadania. Os reservatórios de água, que têm múltiplas destinações, devem receber atenção especial de gestores públicos e da iniciativa privada.
CURSO MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
A contaminação da água é um problema global e as principais causas devem ser objeto de estudo e erradicação. As bacias hidrográficas devem ter sua preservação potencializada e os diversos usos da água devem ser pauta de regulamentação. Por isso mesmo o Brasil editou a Lei nº 9.433/1997, também conhecida como Lei de Recursos Hídricos.
O programa também trata – de forma didática – da aplicação do Princípio do Poluidor-Pagador, tendo em vista que o uso da água requer tecnologias sustentáveis. Enfim, a Sustentabilidade – como fica claro – é uma exigência transdisciplinar e que passa a ser exigida nas mais variadas atividades e indústrias. Há um número crescente de consumidores dispostos até a pagar mais por itens que respeitem e sejam responsáveis com Meio Ambiente.
Já a Educação Ambiental se apresenta como ferramenta relevante no sentido de preservar o presente e o futuro dos recursos hídricos. Quando aborda a questão da cidadania e resíduos sólidos, o programa de qualificação profissional enfatiza a questão da correta disposição final, com o descarte correte do resíduo e do lixo – doméstico e industrial.
Os materiais recicláveis e a coleta seletiva também fazem parte do programa, quando uma das aulas é inteiramente dedicada à separação dos diferentes materiais recicláveis para a correta destinação sustentável, de modo a preservar o solo e o lençol freático.
A Educação Ambiental, preservação e recuperação de áreas degradadas é outro tema abordado no referido programa. O curso explica como a degradação, conservação e sustentabilidade do solo e seus ciclos biogeoquímicos qualifica o ambiente no sentido de melhorar sua qualidade e, consequentemente, viabilizar a produção de alimentos saudáveis.
Tem interesse em se qualificar no assunto? Gostaria de obter certificação para atuar profissionalmente ou melhorar sua empregabilidade na área? Então a dica é: matricule-se no curso Meio Ambiente e Sustentabilidade e diferencie-se em seu mercado profissional.
Prof. Juracy Soares