Por mais de três séculos, a escravidão africana foi realidade em nosso país. Por volta dos anos de 1560, os africanos começaram a chegar no Brasil, através de embarcações, para exercer trabalhos forçados, enfrentando uma rotina árdua e violenta. Este é um cenário que faz parte da nossa história e da formação do povo brasileiro, através da miscigenação.
A Faculdade Unieducar lançou o Programas de Extensão Universitária online sobre Exploração de Escravizados Africanos no Brasil. O evento se classifica como um Workshop, gratuito e dá direito ao certificado de participação na forma eletrônica (online), acesso a todo o conteúdo em vídeo, além da participação do fórum de discussões.
A Faculdade Unieducar lança um Programa de Extensão Universitária online sobre Escravidão, Violência Racial e Exploração Africana no Brasil. O referido programa tem como objetivo a capacitação de estudantes, pesquisadores, profissionais e servidores públicos abordando um conteúdo necessário para a compreensão da história da exploração dos africanos e da escravidão em nosso país.
A Faculdade Unieducar recentemente lançou um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos e Inclusão Social. O programa de capacitação aborda temas relevantes para estudos relacionados, tais como: Inclusão Social; Participação Social - Movimentos Sociais e Sujeitos Coletivos; Estudo das Lutas Sociais e Direitos Humanos - Presente e Futuro.
A Faculdade Unieducar recentemente lançou um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos - Atuação dos Movimentos Feministas e LGBTQIA+. O programa de capacitação aborda temas relevantes para estudos relacionados, tais como: Sexualidade e Diversidade Sexual; Identidade de Gênero e Orientação Sexual; Movimentos Feministas e LGBTQIA+.
A Faculdade Unieducar lança um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos - Identidade de Gênero e Orientação Sexual. O programa de capacitação aborda temas relevantes para estudos relacionados, tais como: Sexualidade e Diversidade Sexual; Identidade de Gênero e Orientação Sexual; Movimentos Feministas e LGBTQIA+.
A Faculdade Unieducar lança um Programa de Extensão Universitária online sobre Direitos Humanos - Diversidade e Relações Étnico-Raciais. O referido curso tem como objetivo a capacitação de estudantes, pesquisadores, profissionais e da população em geral sobre o estudo das diversidades e das relações étnico-raciais na área dos Direito Humanos.
Atualmente estamos vivendo tempos difíceis devido à pandemia da covid-19, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves (1). Tudo começou em dezembro de 2019 em que houve o primeiro caso da doença em Wuhan, na China, e ainda no primeiro trimestre de 2020, diversos países reportaram casos da doença, enquanto o número de infectados aumentava cada vez mais.
O Direito não é um fenômeno recente. Pelo contrário, nasceu e se desenvolveu juntamente com o início das civilizações, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da sociedade. Sua existência foi necessária para regular as relações humanas, através de regras de condutas, com o objetivo principal de manter a harmonia e a paz social, impedindo a desordem e os caos através do alcance do bem comum e da justiça social.
Os Direitos Sociais são classificados como direitos de segunda geração (ou dimensão), baseados no princípio da igualdade. São direitos de prestação positiva, pois é dever do Estado promover esses direitos à sociedade mediante a execução de políticas públicas, visando garantir amparo e proteção social aos mais fracos e mais pobres. São exemplos de direitos sociais: educação, saúde, alimentação, trabalho, segurança etc. O objetivo deste artigo é mostrar o contexto histórico em que surgiram tais direitos.